Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO SUSTENTÁVEL ORGANIZACIONAL E O PAPEL DA LIDERANÇA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Malena Martelli
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Fia
2 - Vanessa Cuzziol Pinsky
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Administração Responsável pela submissão

Reumo

Diversos autores estudam a relação entre cultura e desempenho organizacional com o objetivo de entender em que medida a cultura de uma empresa pode ou não influenciar o seu desempenho. Nesse sentido, é preciso um aprofundamento ao se analisar o papel da liderança nas transformações organizacionais, investigando as razões pelas quais, ainda que os tópicos sejam muito comentados e discutidos, não é fácil conseguir alinhar a liderança e fazer com ela influencie a busca pelo desempenho sustentável.
O objetivo principal do estudo foi compreender se as diretrizes estratégicas da empresa sobre a cultura organizacional e sobre o desempenho sustentável são suficientes para que a liderança estratégica entenda a relevância do alinhamento interno e seu papel em influenciá-lo. O problema de pesquisa surgiu dos desafios do CEO da empresa estudada em alinhar a liderança para busca dos resultados no país já que a estrutura organizacional era matricial e cada líder de negócio também respondia para sua unidade de negócio fora do país.
A revisão bibliográfica considerou três grandes temas: cultura organizacional, desempenho organizacional sustentável e liderança. São temas complexos e amplos que contam com abordagens diferentes oriundas da antropologia, psicologia e sociologia, o que justificou uma revisão na literatura cuidadosa. A ressalva é importante porque apesar de se tratar de temas que exigem estudo aprofundado, os tópicos são populares no meio organizacional e são usados frequentemente com diferentes significados.
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, baseada no método estudo de caso único. As técnicas de coleta de dados primários foram: painel com especialistas, entrevistas semi estruturadas e observação participante. Os participantes da pesquisa são executivos da organização que se enquadram na estrutura de cargos e salários em cargos classificados como de líderes estratégicos incluindo executivos globais da área de recursos humanos, áreas de suporte ao negócio e das unidades de negócios e líderes do Brasil.
Os resultados obtidos na pesquisa de campo indicaram que os líderes percebem as consequências das fusões e aquisições embora não tenham trazido para discussão a relevância dos valores, da missão e da visão no engajamento das pessoas e na criação de um propósito comum. Aliás, a análise dos resultados identificou a ausência de algumas informações consideradas imprescindíveis ao se discutir cultura organizacional. Nenhum participante da pesquisa mencionou explicitamente a relevância da cultura e do gerenciamento da integração interna na busca por desempenho sustentável.
A pesquisa concluiu que a empresa tem sólidas práticas globais de sustentabilidade, de gestão de pessoas e, globalmente, tem atingindo os resultados financeiros. A área corporativa tem atuado de forma planejada e eficiente para que as prioridades estratégicas sejam atingidas e considera relevantes os temas cultura organizacional e desempenho sustentável. Esses fatos fazem com que a liderança receba diretrizes estratégicas e tenha acesso a discussões e reflexões sobre a importância da cultura organizacional e do desempenho sustentável.
CHARAN,2009; BARRET,2014; SCHEIN,2009; ZANINI,2008; KREPS; 1990; DE BARROS, 2007; MACKEY; SISODIA; 2014; SCHEIN;2009; SELZNICK; 1972; DENISON; 2012; MACKEY; SISODIA; 2014; ULRICH E SMALLWOOD; 2003