Resumo

Título do Artigo

Energia eólica: análise da viabilidade econômico-financeira dos leilões de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Adriano Santos Cruz
UFBA - Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Ciências Contábeis
2 - Helenice Souza Gonçalves
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Responsável pela submissão

Reumo

Ações para combater o aquecimento global ganharam ênfase com o Relatório de Brundtland, documento em que é apresentado o conceito de Desenvolvimento Sustentável, algum tempo depois foi lançado os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e recentemente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes documentos e outros como o Acordo de Paris têm sido discutidos na Conferência das Partes (COP). Na COP 21 que ocorreu na França, em 2015, foi compactuado entre os países presentes a redução dos gases de efeito estufa (GEE) para que o aquecimento global seja no máximo de dois graus em r
Qual a viabilidade econômico financeira dos projetos de energia eólica no Brasil?
As fontes de energia eólica representam 6,46% da matriz energética brasileira, ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo que as usinas hidrelétricas permanecem sendo responsáveis por 61,09%, da eletricidade produzida no país.
A amostra utilizada é composta por 24 projetos de energia eólica, sendo essa amostra composta por três projetos de cada leilão, extraídos dos leilões de energia elétrica da ANEEL (2015). O critério de seleção foi em virtude de serem projetos de energia eólica com capacidade de produção igual a 30 MW. Com esses dados foram analisados o VPL e o TIR dos projetos.
Foi observado dois cenários para os investidores, o primeiro com o financiamento de 70% o BNDES e o segundo sem o financiamento, utilizando-se apenas o capital próprio. Após a avaliação dos projetos nos respectivos cenários, percebeu-se a importância do financiamento para alavancar a realização de projetos de energia eólica.
Percebeu-se que o governo tem incentivado a produção de fontes alternativas de energia para atender a demanda crescente do país. Porém esses incentivos têm que ser constantes e crescentes, para que possamos alcançar os principais países possuidores de know-how, como: China, Alemanha e Estados Unidos.
ABREU, V. B. de; OLIVEIRA, M. R. G. de. A viabilidade ecônomico-financeira de um projeto eólico sob a perspectiva do investidor. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 8, n. 1, 2011. AQUILA, G. et al. Wind power feasibility analysis under uncertainty in the Brazilian electricity market. Energy Economics, v. 65, p. 127–136, 2017. RODRIGUES, L. B.; PEROBELLI, F. F. C.; VASCONCELOS, S. Geração de energia eólica no Brasil: um investimento viável? Revista Brasileira de Economia de Empresas, v. 17, n. 2, p. 71–94, 2017.