Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE META ANÁLISE
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Gilberto Pinzetta
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Unoesc Chapecó
2 - GILVANE SCHEREN
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Chapecó Responsável pela submissão
3 - Péricles Brustolin
-

Reumo

A atualidade da gestão organizacional impõe duplo desafio aos gestores na medida em que estes precisam incorporar assuntos ligados à sustentabilidade e simultaneamente manter o desempenho organizacional. Nesse sentido, questões importantes devem ser observadas, a sustentabilidade empresarial, que se refere à capacidade de uma empresa de obter lucros para garantir a sobrevivência a longo prazo e a capacidade da organização de entregar produtos ou serviços baseados em processos ou tecnologias que não prejudiquem o meio ambiente (Yudi et. al., 2019).
O presente artigo analisa a relação entre negócios sustentáveis e desempenho organizacional. O objetivo da pesquisa é analisar a relação dos constructos entre negócios sustentáveis e desempenho organizacional. A pesquisa efetua uma revisão sistemática onde busca avaliar a evolução das publicações bem como as tendências das pesquisas acerca do desempenho organizacional a partir da relação com negócios sustentáveis.
A temática envolvendo negócios sustentáveis impõe desafios às organizações que vão muito além de questões financeiras, trata da aspiração a uma nova configuração pragmática, alcançável e padronizadora dos negócios para a próxima década (Mort, 2010). Nessa direção, Haseeb et. al. (2019), relatam que o desempenho sustentável compreende a harmonização financeira, social, e propósitos ambientais na entrega de ações comerciais fundamentais, a fim de maximizar valor à organização.
Para realização do estudo identificou-se 251 artigos empíricos em buscas nas bases de dados, para combinar nos efeitos da meta análise. Após triagem restaram 10 artigos adequados para utilizar, compreendendo 81 estudos. Para a análise utilizou-se o modelo de efeitos aleatórios, considerando-se duas fontes de variabilidade observada: erro da amostragem e design da meta análise; mediante os diferentes meios de medir os efeitos dos negócios sustentáveis no desempenho. A sumarização dos dados foi segmentada segundo dimensões da escala de negócios sustentáveis e sua relação com a sustentabilidade.
Os resultados sugerem que as hipóteses testadas sobre os modelos dos negócios sustentáveis, apresentam relação significativa entre desempenho e sustentabilidade. A principal contribuição está em fornecer um resultado de efeito combinado que representa uma gama considerável de estudos empíricos específicos sobre o tema, sobretudo no sentido de possibilitar o fornecimento de uma referência útil para estudos futuros que investiguem a relação entre desempenho e negócios sustentáveis.
Conclui-se que após a incorporação de variáveis sustentáveis, o desempenho organizacional não é afetado de maneira uniforme entre as organizações, variando segundo o modelo implantado e o perfil organizacional.
Menor, L.J., Roth, A.V., Mason, C.H., 2001. Agility in retail banking: a numerical taxonomy of strategic service groups. Manufacturing & Service Operations Management 3 (4), 273–292.