Resumo

Título do Artigo

Quem Responde Mais Rápido, Sabe Mais? Análise das Respostas do Kahoot de Estudantes da Disciplina de Contabilidade de Custos e Industrial no Ensino à Distância
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vitor Hideo Nasu
Universidade de São Paulo - FEA Responsável pela submissão
2 - Eric Ferreira dos Santos
Universidade Estadual de Londrina - Universidade Estadual de Londrina

Reumo

Um dos recursos tecnológicos que vem sendo adotado por docentes com maior ênfase na última década é o Kahoot, o qual é jogado por meio de quizzes e que registra a quantidade de acertos de questões e o tempo que os estudantes levaram para respondê-las, reportando-os na forma de relatórios. Desta forma, permite-se a análise entre o tempo de resposta e o desempenho dos alunos, tópico importante mas pouco investigado empiricamente na área de ciências contábeis, em particular no ensino a distância (EaD). O presente estudo ajuda a complementar os estudos desta linha de pesquisa.
Nas áreas de contabilidade de custos e industrial, as informações precisam ser geradas tempestivamente pelos contadores para que o gestor possa tomar decisões mais adequadas. Portanto, é razoável usar métodos de ensino em cursos de contabilidade que demandem respostas que promovam respostas mais rápidas ou mais lentas. E isso pode ser feito por meio do Kahoot. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre o tempo de resposta a questões do Kahoot e o desempenho acadêmico dos estudantes da disciplina de contabilidade de custos e industrial no ensino à distância (EaD).
De modo geral, o uso do Kahoot tem gerado efeitos positivos sobre a aprendizagem e envolvimento dos discentes durantes as aulas. Por outro lado, problemas técnicos com a conexão com a internet e o tempo insuficiente para responder as questões configuram aspectos negativos. Por isso, é relevante saber selecionar a estratégia de resposta, que, por sua vez, está associada à forma como os indivíduos recuperam informações de suas memórias. Considerando que as pessoas têm modos distintos de recuperação de informações, diferentes tempos de resposta são esperados.
A pesquisa foi conduzida no mês de março de 2019 com 539 alunos inscritos na disciplina de contabilidade de custos e industrial de uma instituição de ensino superior (IES) de EaD. Para a coleta dos dados, foi selecionada a aula 1, em que o docente aplicou quatro questões sobre custos fixos, variáveis, diretos, indiretos e gastos anormais de produção com o auxílio do Kahoot. Os dados foram extraídos dos relatórios gerados pelo Kahoot. A análise dos dados foi efetuada por meio de estatísticas descritivas e modelos de regressão logística binária simples.
Os achados são conflituosos concernentes à relação entre o tempo de resposta e a performance discente. A análise de regressão mostra relação positiva para as questões 2 e 4, relação negativa para a questão 3 e ausência de relação significante para a questão 1. Embora os resultados das questões 2 e 4 atendem às expectativas iniciais (quem sabe mais tende a responder mais rápido na presença de um cenário competitivo), o da questão 3 sugere que, quando a questão é mais difícil, os alunos tendem a pensar mais para conseguir acertá-la. Consequentemente, demoram mais tempo para respondê-la.
Os resultados podem ajudar os docentes no desenho das avaliações, principalmente considerando se o tempo para as realizar é condizente com o formato e conteúdo das questões. E, em segundo lugar, considerando as evidências deste estudo, nem sempre aqueles que respondem mais rápido, sabem mais. Quando as questões forem mais difíceis, talvez valha a pena abrir mão de alguns pontos e raciocinar mais sobre a pergunta do que tentar respondê-la rapidamente com um alto risco de errar. Esta segunda implicação pode servir de aprendizagem principalmente aos estudantes.
Cornacchione Jr, E. B., & Guerreiro, R. (2007). Tempo de realização de prova e performance dos alunos: aspectos do processo de avaliação formal com base em instrumentos objetivos. Base (UNISINOS), 4(3), 223–232. Retrieved from http://www.redalyc.org/pdf/3372/337228633004.pdf Reder, L. M. (1987). Strategy selection in question answering. Cognitive Psychology, 19(1), 90–138. https://doi.org/10.1016/0010-0285(87)90005-3 Wang, A. I., & Tahir, R. (2020). The effect of using Kahoot! for learning – A literature review. Computers & Education, 149, 103818. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103818