Resumo

Título do Artigo

AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS DOS RECICLADORES E DOS FERROS VELHOS PARA OS CANAIS REVERSOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Vitor Henrique de Melo Macedo
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas Responsável pela submissão
3 - Nágela Bianca do Prado
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - FCA

Reumo

O avanço tecnológico impacta no aumento do consumo de bens e, consequentemente, no aumento de resíduos inutilizáveis. Com isso surgem problemas quanto ao descarte incorreto de materiais que podem degradar o meio ambiente. No Brasil, a coleta de reciclagem pode ser uma estratégia de sobrevivência frente ao desemprego, uma vez que há incentivo das indústrias de commodities de recicláveis que recebem o material. Apesar da temática dos catadores ser alvo de investigação de estudiosos, ainda há um gap quanto aos agentes dessa cadeia produtiva e do envolvimento destes com atravessadores.
O objetivo geral da pesquisa é identificar as contribuições sociais e ambientais dos recicladores e dos ferros velhos para os canais reversos de resíduos sólidos. A pergunta de pesquisa pode ser apresentada como “Quais são as contribuições sociais e ambientais dos recicladores e dos ferros velhos para os canais reversos de resíduos sólidos?”. O objetivo secundário é analisar as relações existentes entre catadores e atravessadores, bem como as organizações e estratégias empregadas que profissionalizam a atuação e influenciam positivamente seus ganhos.
Surge nos problemas de implementação da logística reversa a atuação dos agentes recicladores, os quais possuem características sociodemográficas distintas sendo o elo mais fraco da cadeia, mas os principais responsáveis pela reciclagem. Ao trabalharem de forma individual/coletiva, tais profissionais geram impactos ambientais ao evitarem o descarte incorreto de resíduos, e sociais, já que a atividade gera renda. Ademais, a reciclagem impacta no orçamento público, com a diminuição da necessidade de aterros e no ambiente privado, ao reduzir o custo de produção das indústrias.
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, uma vez serão exploradas percepções dos catadores de lixo e dos gestores de ferro velho. A pesquisa pode ser caracterizada, em relação aos objetivos, como exploratória, a qual utilizou da estratégia dos estudos de casos múltiplos. Os estudos de casos foram realizados com catadores de lixo, ou sucateiros, e com gestores de ferro velho das cidades de Limeira e Itapetininga, ambas localizadas no Estado de São Paulo. As fontes de evidências utilizadas foram entrevistas, observação direta e pesquisa documental.
A partir de entrevistas com sucateiros, gestores de ecopontos e de ferros velhos; observação direta; e pesquisa documental, foi observado, conforme aponta a literatura, a diversidade sociodemográfica dos indivíduos atuantes no ramo da reciclagem. Tais profissionais realizam a coleta de quantidades consideráveis de resíduos sólidos do ambiente urbano, cuja renda advinda de tal atividade é utilizada para fins de sobrevivência. Entretanto, por serem marginalizados socialmente, estes trabalhadores sofrem reflexos de preconceito enquanto contribuem para o equilíbrio ambiental, social e econômico.
Com a realização da pesquisa pode-se concluir que os catadores compreendem os benefícios ambientais e sociais de suas atividades. Os atravessadores, por sua vez, promovem mudanças econômicas pessoais aos agentes coletores de forma a propiciar um ambiente de negociação dos resíduos mais favorável. Com as descobertas desta pesquisa, espera-se aumentar a consciência da importância desses agentes no meio social – inclusive para o desenvolvimento sustentável – por parte de órgãos públicos e privados a fim de garantir melhores estruturas de trabalho destes catadores.
CORNIERI, M.; FRACALANZA, A. P. Desafios do lixo em nossa sociedade. Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online), n. 16, p. 57-64, 30 de jun. 2010. CARMO, M. S; OLIVEIRA, J. A. P; ARRUDA, R. G. L. O trabalho com resíduos pelos classificadores: o papel da semântica do lixo no reconhecimento social e identidade profissional. In: EnANPAD, 30, 2006, Salvador. Anais. Salvador: ANPAD, 2006. ASIM, M.; BATOOL, S. A.; CHAUDHRY, M. N. Scavengers and their role in the recycling of waste in Southwestern Lahore. Resources, Conservation And Recycling, [s.l.], v. 58, p. 152-162, jan. 2012.