Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS FILHOS NA INTENÇÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS
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Tema

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Autores

Nome
1 - THAYZE PINTO CANDIDO PADILHA
Faculdades Integradas de Garanhuns - FACIGA - FACIGA/AESGA Responsável pela submissão
2 - Marconi Freitas da Costa
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Núcleo de Gestão, Campus de Caruaru
3 - Cristiane Costa
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste- CAA
4 - JEFERSON MENDONÇA PEREIRA FILHO
- Centro Universitário Tabosa de Almeida - Faculdade Asces

Reumo

Motivados por mudanças sociais que alteram o estilo de vida, os consumidores têm modificado o comportamento de consumo alimentar aumentando o consumo familiar de alimentação fora do lar (IBGE, 2011). Esse tipo de consumo tem sido associado a escolhas alimentares insalubres (Maubach, Hoek & McCreanor, 2009). Na busca por saudabilidade, os filhos têm influenciado as decisões de compra de alimentos dos pais (Maciel et al, 2018). Além das interações familiares, os locais de aquisição de alimentos também exercem influência nas decisões de compras saudáveis para a família (Zachary et al., 2013).
As práticas alimentares das famílias são essencialmente importantes para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis das crianças (Holm, 2001). Desse modo, considerando a crescente influência das crianças nas decisões de compra das famílias e o aumento do consumo de alimentação fora do lar, torna-se importante investigar: Como os filhos e dos locais de aquisição influenciam a intenção dos pais comprarem alimentos saudáveis? Assim, o objetivo deste estudo é analisar os efeitos da influência dos filhos e dos locais de aquisição na intenção de compra de alimentos saudáveis dos pais.
A associação entre saúde e alimentação tem sido considerada a força motriz para o consumo de alimentos saudáveis (Schleenbecker & Hamm, 2013). Contudo, apesar de na relação díade entre pais e filhos existir uma influência mútua que justifica escolhas do comportamento alimentar saudável (Lenne et al., 2018), os locais de aquisição de alimentos podem restringir as possibilidades de consumo de itens alimentares saudáveis em ambientes fora do lar (Zachary et al, 2013).
A pesquisa adotou método experimental que, por meio da manipulação direta e controle das variáveis estudadas, visando analisar as relações de causa e efeito entre as mesmas (Cozby, 2003). O experimento adotou delineamento fatorial completo (2x2) com uso de grupos independentes (between subject) realizado com características de laboratório que confere maior controle sobre os fatores envolvidos no estudo (Malhotra, 2011). Foi adotada amostra do tipo não-probabilística por conveniência.
Os resultados demonstram que a variável local de aquisição teve efeito principal sobre a intenção de compra (F (1,172) = 6,310, p<0,05, ?p2 = 0,035), mas a variável influência dos filhos (F (1,172) = 2,653, p>0,05, ?p2 = 0,015) não teve efeito principal sobre a mesma variável. A interação entre as duas variáveis independentes, local de aquisição e influência dos filhos, não demonstrou efeito significativo sobre a variável dependente, intenção de compra (F (1,172) = 0,132, p>0,05, ?p2 = 0,001).
O local de aquisição modera a intenção de compra de alimentos saudáveis, pois, ao ponderar sobre o local onde os alimentos serão adquiridos, os pais têm uma maior intenção de compra de alimentos saudáveis quando consideram os restaurantes ao invés dos supermercados. Contudo, apesar de pesquisas anteriores apontarem a influência positiva dos filhos na compra de alimentos saudáveis os resultados obtidos indicam que a presença dos filhos em restaurantes, assim como a ausência dos filhos em supermercados, não foi capaz de influenciar positivamente a intenção dos pais comprarem alimentos saudáveis.
Lenne, R. L., Joyal-Desmarais, K., Jones, R. E., Huelsnitz, C. O., Panos, M. E., Auster-Gussman, L. A., … Simpson, J. A. (2018). Parenting styles moderate how parent and adolescent beliefs shape each other’s eating and physical activity: Dyadic evidence from a cross-sectional, U.S. National Survey. Journal of Experimental Social Psychology, 81, 76-84. doi.org/10.1016/j.jesp.2018.06.003 Zachary D., Palmer A., Beckham S. & Surkan P. (2013). A framework for understanding grocery purchases in a low-income urban environment. Qualitative Health Research, 23 (5), 665-678. https://doi.org/10.1177/104