Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO: REVISÃO DA LITERATURA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - ALEXSANDRO DA SILVA
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL - FLORIANÓPOLIS Responsável pela submissão
2 - ADEMAR DUTRA
-

Reumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e descrever as características das publicações internacionais sobre o tema gestão de riscos no setor público. No entanto, existe uma lacuna na literatura a respeito da gestão de risco no setor público.
Assim, tem-se como pergunta de pesquisa: Quais as características das publicações internacionais sobre o tema gestão de riscos no setor público? Para responder a esta pergunta, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar e descrever as características das publicações internacionais sobre o tema gestão de riscos no setor público.
Não existe um fundo teórico bem estabelecido de gestão estratégica de riscos no setor público e a maioria dos disponíveis a literatura concentra-se apenas na estimativa de risco e falha em contribuir mais para como essas estimativas podem ser introduzidos no processo de tomada de decisão nas autoridades públicas.
Este trabalho estudo de natureza exploratória com abordagem qualitativa teve como objetivo compreender como a literatura internacional tem abordado a gestão de risco no setor público. Para tanto, o ProKnow-C foi utilizado como instrumento para seleção do portfólio bibliográfico.
As produções científicas foram realizadas entre 17 países. Os países com maior pesquisas científicas quanto a Gestão de Riscos no setor público é Malásia, Estados Unidos e Brasil, não identificando a colaboração entre os países. Foram identificados 23 periódicos responsáveis pela publicação dos artigos científicos que compõem o PB, tendo apenas dois com mais de um artigo publicado. Os periódicos que apresentaram maior grau de relevância foram Journal of information Systens and Technology Management e Public Finance Quartely concentrando 2 artigos cada um dos 25 artigos selecionados do PB.
O presente estudo contribui para os pesquisadores conhecimentos necessários para iniciar uma pesquisa sobre o fragmento da literatura acerca da Gestão de Riscos no Setor Público, visto que, lacunas de conhecimento foram identificadas e que se configuram como pesquisas com potencial contribuição para área de conhecimento, além de possibilitar a formação de redes de autores que se interessam e pesquisam sobre o tema.
AFONSO, M. H. F. et al. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literature sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 2, p. 47-62, 2011. AVEN, Terje; RENN, Ortwin. Risk management. In: Risk Management and Governance. Springer, Berlin, Heidelberg, 2010. p. 121-158.