Resumo

Título do Artigo

BALANCED SCORECARD E LIDERANÇA COACHING: ATINGINDO AS METAS DA REGIONAL DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS – ESTUDO DE CASO
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marcelo Paranzini
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS - Tiradentes Responsável pela submissão

Reumo

A busca de uma maior competitividade caracteriza-se como uma alternativa para que as empresas se diferenciem em seus mercados. Nas organizações, diversos recursos necessitam de uma gestão eficaz, como os tecnológicos, financeiros e físicos, além do potencial humano. Percebe-se, ainda, que uma gestão ineficaz pode levar as organizações a não subsistirem frente aos concorrentes, gerando uma perda social e econômica para o país, uma vez que acabam esquecendo-se que existem práticas de ferramentas de Gestão de equipe possíveis de levar a empresa a consecução dos resultados.
Como a empresa pode melhorar seus resultados, aplicando técnicas conjuntas que trarão uma nova forma de atuação da equipe com foco e objetivo de atingir todas as metas definidas? Este artigo tem como objetivo principal, apresentar um método que possibilite gerar foco e objetivo de atuação, conjugando uma ferramenta de definição e acompanhamento de indicadores, com um estilo de Liderança que propicie a equipe atuar na busca dos objetivos coletivos, sem abrir mãos das contribuições individuais de cada funcionário que a integra.
De acordo Boligon (2009), quando se busca a melhoria contínua dos processos organizacionais, vinculando ao Balanced Scorecard, é possível alinhar a estratégia, os processos e as pessoas para o alcance de um objetivo comum. Liderança coaching (Leader Coach) é um perfil inspirador, pois seus exemplos e profissionalismo são motivações para que os colaboradores produzam mais e melhor (MARQUES, 2013). Utilizou-se como método de pesquisa o relato de caso, como investigação exploratória e escolheu-se como amostra uma empresa na qual o método foi implementado com resultados.
Utilizou-se como método de pesquisa o relato de caso, como investigação exploratória e escolheu-se como amostra uma empresa, objeto deste estudo, por conveniência, a partir da experiência prática do autor que trabalhou na empresa com esta método no período de abril a dezembro de 2019, em unidade regional de uma grande empresa do Estado de São Paulo, a qual atua no Segmento de Serviços de Consultoria e Capacitação, posicionada entre as maiores do mundo. Para fundamentação teórica, executou-se pesquisa bibliográfica de materiais já publicados: livros, revistas e publicações em periódicos.
Analisando-se os resultados obtidos com o método, percebeu-se que a equipe atingiu todas as suas 24 metas estratégicas, obtendo-se resultados variando de 100,00 a 370,80 %. Evidencia-se ainda que com o método, obteve-se um caminho para o Gestor conduzir a equipe a repensar processos, fluxos, e utilização dos recursos humanos, físicos e financeiros, possibilitando ainda inovações de processos de baixo investimento e alto retorno. BEUREN & SANTOS (p. 110, 2013), identifica o BSC como instrumento gerencial para o alcance de metas financeiras, além de mensurar variáveis não objetivas.
Apresentou-se um método que envolveu uma estratégia utilizando-se o Balanced Scorecard(BSC) e o estilo de Liderança de Coaching, possibilitando que prioridades de atuação fossem identificadas e disseminadas na equipe atingindo todas as metas estratégicas definidas. Percebeu-se ainda que com a metodologia não houve a necessidade da realização prévia de treinamento por parte dos integrantes da equipe. Obteve-se ainda maior valor agregado e evolução da eficiência operacional ao atingir pela primeira vez de todas as metas previstas. Estudo referencial para outras empresas e suas equipes.
BEUREN, I. M., SANTOS, A., C.. Balanced scorecard: fins de sua utilização por gestores. E&G - Revista Economia e Gestão, v. 13, n. 13, p. 108-127, set./dez. 2013. BOLIGON, J. A. R.. Balanced Scorecard como sistemática de gestão em busca da melhoria contínua da qualidade organizacional. Dissertação (Mestrado em Qualidade e Produtividade), Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2009. MARQUES, J. R. Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança. São Paulo: Ser Mais, 2013.