Resumo

Título do Artigo

Como o Cacau Cabruca na Bahia pode estimular o desenvolvimento rural: Um estudo de caso sobre a DENGO Chocolates
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Maria Hausner Burlamaqui de Mello
Faculdade FIA de Administração e Negócios - FIA Responsável pela submissão
2 - Gleriani Torres Carbone Ferreira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -

Reumo

O desenvolvimento rural sustentável é compreendido como o processo pelo qual o meio rural se desenvolve de forma associada a melhorias socioambientais por meio da distribuição de renda e da conservação do meio ambiente (ANDRADE, 2012). necessários a sobrevivência no campo sem que prejudique as gerações futuras (MDIC, 2018). Há um potencial imenso em valorizar os atributos territoriais de diferentes regiões, em torno desses territórios, propiciando geração de renda em áreas que estão se recuperando, como a cacaucultura no sul da Bahia.
O presente estudo teve como objetivo geral compreender como o cacau cabruca de qualidade pode ser um aliado no desenvolvimento rural local e na manutenção da Mata Atlântica, inserido em um sistema agroflorestal no qual é possível o rompimento do ciclo da pobreza na região sul da Bahia a partir do estudo de caso da Dengo, associado a vulnerabilidade da cadeia do cacau refletida tanto em violações de direitos humanos nas fazendas como a quantidade de atravessadores ao longo da cadeia que leva a baixa remuneração dos produtores (MPT, 2018).
O desenvolvimento rural ocasionará na criação de novos produtos e serviços, gerando uma saída para a limitação ou falta de perspectiva intrínsecas a esse processo de modernização da agricultura (KAGEYAMA,2004), reconstruindo a agricultura em termos regionais e da economia rural como um todo, em um enfoque a longo prazo, maximizando o dinamismo regional através de usos mais sustentáveis dos recursos e da valorização da biodiversidade (DA VEIGA, 2006), como é o caso da produção do cacau cabruca no sul da Bahia.
No caso desta investigação trata-se de um estudo de caso único, que tem o foco na unidade Dengo, startup de impacto que trabalha com a produção de chocolates finos, gerando valor para toda a sua cadeia través da geração de renda e valorização de pequenos e médios produtores de cacau. Esse estudo de caso foi desenvolvido a partir de entrevistas e levantamento e análise bibliográficos. Como ferramentas a auxiliarem esse processo, a principal está o Modelo C (SENSE LAB, 2018) por ser uma ferramenta estratégica composta pela integração do Business Canvas Model e a Teoria da Mudança.
Para a promover o desenvolvimento rural com o cacau cabruca, a Dengo surge com uma proposta de valor contribuir com produtores, para que eles vivam bem em suas terras, promovendo geração de renda principalmente para produtores pequenos, como com incremento de renda de até 33% apenas em 2019 (SARTORELLI, 2020). Nas fazendas produtoras de cacau, o processo é feito no mesmo local, com uma equipe menor e em lotes menores, reduzindo assim, o número de intermediários e valorizando o produtor por pagar valores maiores pelo cacau, evitando também trabalho escravo e/ou infantil.
Há uma mudança em curso gradativa e que depende da rede e das conexões estabelecidas com essa troca que ocorre entre vários atores, para transformar a geração de renda dessas famílias em um desenvolvimento rural local mais amplo é necessário envolver outros atores e deve ser visto como um investimento a longo prazo, no qual se estabelece parcerias, que estimulam juntas o desenvolvimento local. Para envolver esses atores há um caminho a percorrer, acreditamos que iniciativas como a Dengo ajudam a elevar a barra do mercado e com isso construir um novo desenvolvimento para a região.
ANDRADE, H. Desenvolvimento rural sustentável: uma visão territorial. FAO, 2012 DA VEIGA, J.E.. Mudanças nas relações entre espaços rurais e urbanos. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 2006 KAGEYAMA, A. Desenvolvimento Rural: Conceito E Medida. Cadernos de Ciência & Tecnologia, 2004 MDIC. Estudo de Competitividade do Cacau e Chocolate no Brasil?: Desafios na Produção e Comércio Global . 2018 MPT, M. P. DO T.-. Cadeia produtiva do Cacau - Avanços e desafios rumo à promoção do trabalho decente, 2018 SENSE LAB, Modelo C, 2018 SARTORELLI, E. entrevistado pela autora. 2020