Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - THAIANE DE ALMEIDA DOS PASSOS
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto multidisciplinar - Nova Iguaçu
2 - Marcio Silva Borges
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Departamento de Administração e Turismo Responsável pela submissão

Reumo

A ideia de responsabilidade social empresarial, parte do princípio de que as empresas têm responsabilidade direta sobre muitos problemas que abalam a sociedade e com isso, têm condições e o dever de colaborar para que haja um desenvolvimento equilibrado. De acordo com essa premissa, as ações realizadas pelas empresas através de suas técnicas e recursos visando atingir seus objetivos materiais, podem também colaborar para resolução de problemas sociais (TOMEI, 1984).
Este estudo teve como objetivo geral analisar a evolução da produção cientifica na área de Responsabilidade Social Empresarial, especificamente nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, presente na base de dados Scopus e produzir indicadores bibliométricos, bem como analisar a interdisciplinaridade da RSE entre outras áreas, no espaço temporal do ano 2000 até 2019. A partir do estudo geral identificar quanto a comunidade acadêmica está contribuindo através de pesquisas e trabalhos, quais são os países e instituições em que mais publicaram sobre a RSE e quais autores são mais citados.
De acordo Jamali (2008), a RSE é integrada ao modelo de negócios, e sua política funciona como um mecanismo de auto regulação, expandiu e estabeleceu um modelo de Desempenho Social Corporativo, baseado no modelo Tridimensional proposto por Carrol em 1979. O modelo criado por Wood (1991) constitui um grande avanço nos estudos da RSE. A partir do ano 2000, foram identificadas relações da RSE com outros temas, como ética empresarial, sustentabilidade, gestão dos stakeholders e cidadania corporativa (MACEDO, 2013, p. 7).
A técnica utilizada para a coleta de dados será a pesquisa bibliométrica, que é a parte focal deste trabalho, visto que, permitirá o alcance dos objetivos propostos. A pesquisa bibliométrica, que se refere a técnica estatística que possibilita mensurar a produção cientifica, acompanhar o crescimento das áreas de conhecimento (COSTA, LOPES, et al., 2012) . Para se atingir os objetivos deste trabalho foi utilizada a base de dados Scopus, acessada através do Portal Capes, que permite que estudantes de instituições conveniadas tenham acesso gratuito as maiores plataformas de pesquisas.
A análise e discursão dos dados está pautada na investigação de artigos que constituem a amostra num recorte temporal de 2000 até 2019, e segue a seguinte ordem: i) evolução da produção cientifica, ii) Quantitativo por área de conhecimento, iii) Quantitativo por idioma, iv) Distribuição geográfica, v) Autores (Lei de Lotka), vi) Instituições com maior frequência de publicação, vii) Análise de periódicos (Lei de Bradford), viii) Fator de impacto de citações, ix) Análise das palavras-chave. Foram encontrados 11.790 documentos no período de 2000 até 2019 sobre RSE na base Scopus.
A pesquisa bibliométrica demostrou que a responsabilidade social empresarial tem despertado o interesse de diversos autores ao redor do mundo, demostrado ser um assunto relevante, dada a sua importância para a sociedade. Foi a analisado a evolução dos estudos sobre a RSE no século XXI, onde foi observado um crescimento médio de 31%, passou de 18 publicações no ano 2000 para 1.491 em 2019. A pesquisa revelou que a maioria dos trabalhos são encontrados na área de Ciências sociais aplicadas com percentual de 60%, porém nota-se que o tema também é bastante tratado nas áreas de Ciência Ambientais.
COSTA LOPES, T. et al. A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas, Lisboa, p. 7, 2012. JAMALI, D. A Stakeholder Approach to Corporate Social Responsibility: A Fresh Perspective into Theory and Practice. Journal of Business Ethics, n. 82, p. 213-231, 2008. MACÊDO, N. M. M. N. D. Considerações acerca da Responsabilidade Social Empresarial: um estudo a partir de sua evolução histórica. SEGeT Gestão da Tecnologia para a competitividade, 2013. TOMEI, P. A. Responsabilidade social de empresas: análise qualitativa. Revista de Administração, 1984.