Resumo

Título do Artigo

CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE NO ENGEMA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA PUBLICADA NO PERÍODO DE 2014 A 2019
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Ivo da Costa Bizzo Netto
Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de ciências da sociedade (ICM) Responsável pela submissão
2 - Gabriel Augusto Sousa
Universidade Federal Fluminense (UFF) - Macaé

Reumo

A urgente questão da sustentabilidade tem sido debatida em diversos ambientes e por diferentes áreas do conhecimento científico. O ENGEMA promove o encontro, a reflexão e discussões entre a gestão e a sustentabilidade e, no caso específico da presente pesquisa, o encontro entre a Contabilidade e a sustentabilidade. Nesse cenário, diversos estudos bibliométricos sobre o ENGEMA foram produzidos, todavia, percebe-se a oportunidade de se atualizar e ainda verificar, especificamente, o tema relacionado à Contabilidade.
O presente estudo tem a seguinte questão de pesquisa: Quais as características dos artigos científicos publicados no Encontro Internacional sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente (ENGEMA), que tiveram a temática da Contabilidade e Sustentabilidade, no período correspondente aos anos de 2014 a 2019? Isto posto, o objetivo geral desse artigo é examinar o perfil dos trabalhos divulgados no ENGEMA, cujo tema foi Contabilidade e Sustentabilidade no período de 2014 a 2019.
Luca et al. (2014), afirmam que a sustentabilidade é um tema em constante discussão no meio acadêmico e em transição contínua no meio empresarial. Reis e Tarifa (2014) ainda ensinam que a Contabilidade, desde a década de 1960 tem produzido demonstrações que possibilitam uma visualização da função social das organizações, como por exemplo, o Balanço Social e mais recentemente o modelo GRI - Global Reporting Initiative. De acordo com Alves et al. (2014), o ENGEMA é um dos maiores eventos científicos da área de sustentabilidade da América Latina.
O presente estudo bibliométrico se caracteriza como bibliográfico, de abordagem quantitativa e com objetivo de ser uma pesquisa descritiva. Para o levantamento de dados foi utilizada a base da ENGEMA. O período analisado foi de 2014 a 2019. Foi buscado o termo “contábil” ou “contabilidade” como referência nos títulos, palavras-chaves ou referencial teórico em todas as subdivisões dos anais. Porém, outras temáticas contábeis também foram observadas na busca de artigos nessa área do conhecimento, como por exemplo, pesquisas sobre balanço social e GRI.
Foram identificados, entre 2014 e 2019, 237 trabalhos publicados no ENGEMA que apresentam relação com a área contábil. Nos anos de 2016 e 2017 foram registrados os maiores números de publicações (46 trabalhos em cada ano). Exatamente no ano de 2017, o ENGEMA passou a contar com uma área específica para trabalhos de Contabilidade. Houve predominância da participação feminina e uma preferência para pesquisas em parceria. A região Sul do Brasil tem se destacado como a que mais publica pesquisas houve forte presença de instituições públicas de ensino que são sediadas no Estado de Santa Catarina.
Foi possível observar que o tema (Contabilidade e Sustentabilidade) tem despertado interesse de diversos pesquisadores no ENGEMA, tanto que foi possível observar ao longo do período analisado que as pesquisas foram distribuídas entre as diversas áreas temáticas do encontro, mesmo após a criação de uma área específica para pesquisas em Contabilidade, em 2017.
MOREIRA, Antônia Amanda Alves Pereira; RIBEIRO, Henrique César Melo; CASTRO, Magna da Silva Vilanova; BRUNO, Matheus Morais; CORRÊA, Rosany. Estado da arte da produção científica dos artigos publicados no ENGEMA de 2014 a 2018. Tópicos em Administração Volume 30, p. 59. 2020. MOMO, F. D. S.; ARAUJO, M. V.; BEHR, A. Contabilidade e sustentabilidade nos EnANPADs: 2010-2016. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 11, n. 2, p. 505-517, 2018.