Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COM O USO DO HOME OFFICE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
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Autores

Nome
1 - José Francisco Cervi Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Ciência da Computação Responsável pela submissão
2 - Maria Cristina Bohnenberger
-
3 - VÂNIA GISELE BESSI
Universidade Feevale - Mestrado Profissional em Indústria Criativa; Mestrado Acadêmico em Administração
4 - Manuela Albornoz Gonçalves
Universidade Feevale - Mestrado em Administração

Reumo

Recentemente o mundo foi impactado por uma pandemia com as principais autoridades sanitárias indicando o distanciamento social entre as pessoas como prevenção de contágio da doença. Desta forma, as organizações precisaram se reorganizar rapidamente para permitir o home office e precisaram realizar esta mudança em tempo exíguo. Este artigo abordará como as organizações estão continuando o processo de aprendizado que porventura possuíam agora com os seus colaboradores realizando as suas funções em regime de home office em que a possibilidade de observação deve ser realizada de outra forma.
Como as empresas se reorganizaram com a chegada da pandemia da Covid-19 e iniciaram um trabalho em regime de home office sem um planejamento prévio e em prazo adequado? O objetivo neste artigo é buscar as alterações que estas organizações tiveram para poder continuar trabalhando com acesso restrito a sua sede física e como se portou a aprendizagem sem haver um planejamento, além das dificuldades encontradas para o trabalho e para os seus colaboradores.
Em pesquisa mais recente, Onyemaechi, Chinyere e Emmanuel (2018) realizaram observações sobre o home office, em que o desempenho dos colaboradores está relacionado a frequência com que o acompanhamento é realizado. Neste caso, o monitoramento frequente, porém com liberdade para organização da execução da tarefa, aumentou o desempenho. A atual pandemia (ORGANIZATION, 2020) levou as empresas a revisarem sua estrutura para mitigar os impactos de restrições impostas. De acordo com Senhoras (2020) haverá entraves para investimentos e necessidade de empresas realizarem adaptação à nova realidade.
Através de um questionário submetido por redes sociais para verificar as ações tomadas pelas empresas, com um total de 117 respostas, com questões sobre aprendizagem, dificuldades de mudança para home-office, pandemia, decisões de modificações a serem adotadas e reflexo nos colaboradores, com posterior tabulação das respostas.
Houve observação de novas aprendizagens realizadas com o uso de ferramentas tecnológicas que permitissem o contato entre colaboradores, fornecedores e clientes, além de apresentar as dificuldades de adaptação frente a uma mudança repentina em que problemas de infra-estrutura se tornaram evidentes assim como a gestão correta de tempo e pessoas.
Os resultados desta pesquisa mostram que as empresas puderam realizar aprendizado com um evento como pandemia do Covid-19, mesmo enfrentando questões de organização de tempo entre os colaboradores assim como as dificuldades impostas por uma infraestrutura não preparada para uma mudança brusca de comunicação virtual. Além disso demonstra que os resultados de desempenho obtidos pelos colaborares em home-office irão ser considerados em planejamentos futuros como a adoção de novos espaços físicos.
SENHORAS, Eloi Martins. "Novo Coronavírus e seus impactos econômicos no mundo." Boletim de Conjuntura (BOCA) 1.2: 39-42, 2020. ONYEMAECHI, Uchenna; CHINYERE, Uruakpa Peter; EMMANUEL, Uche. Impact of Telecommuting on Employees’ Performance. Journal Of Economics And Management Sciences, [s.l.], p. 54, 13 dez. 2018. Ideas Spread. ORGANIZATION, World Health. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 20 maio 2020.