Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA AEVSF/FACAPE QUANTO A RELEVÂNCIA DO ESTUDO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL PARA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Verlândia Godoi Nunes
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - CIDADE UNIVERSITÁRIA
2 - Josaias Santana dos Santos
-
3 - João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento
-
4 - LAVOISIENE RODRIGUES DE LIMA
UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB - PPGCont Responsável pela submissão

Reumo

Por muito tempo, a sociedade ficou alheia ao uso irracional de recursos e à degradação do meio ambiente, decorrente dos mecanismos de produção que vêm ao longo do tempo afetando a qualidade de vida e ao esgotamento dos recursos (GOMES et al. 2012, p. 178-179). Nesta perspectiva Gomes et al. (2012, p. 177) apontam que a importância do estudo da contabilidade ambiental se dá “pelo fato de os estudantes serem os futuros tomadores de decisões corporativas, a inserção da variável ambiental na educação é um tema importante e as instituições de negócios deveriam encorajar essa prática”.
Com isso emerge-se a seguinte problemática: Qual a percepção dos acadêmicos de ciências contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) de autarquia municipal quanto a relevância do estudo da contabilidade ambiental para sua formação profissional? Para responder a presente pergunta, levanta-se o objetivo deste artigo: Investigar a relevância dada pelos acadêmicos do curso de ciências contábeis da FACAPE em relação ao estudo da contabilidade ambiental.
Com os consumidores cada vez mais conscientes com relação às questões ambientais, as empresas além de fornecerem produtos e serviços de qualidade, devem incorporar boas práticas ambientais e sociais para o sucesso do seu negócio, como enfatizam Filho et al. (2013, p. 111), “o não investimento em sustentabilidade, pode afetar seriamente a continuidade da empresa”. Gomes et al. (2012) propõem um ensino interdisciplinar, de maneira que as questões socioambientais façam parte da formação do profissional de contabilidade, incorporando assuntos como desenvolvimento sustentável.
A pesquisa tem como aspecto metodológico do tipo descritivo e exploratório. A abordagem do problema em questão foi de ordem quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados para elaboração da pesquisa, pode-se inferir uma pesquisa de campo, através da coleta de dados, onde se utilizou um questionário com 7 (sete) questões de múltiplas escolhas e a aplicação de escala do tipo Likert de cinco pontos com 19 (dezenove) assertivas na escala de discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente e concordo totalmente. O questionário foi aplicado a 112 estudantes.
Os dados foram consolidados no software Statistical Package for the Social Sciences SPSS Statistics 17.0® e foi utilizada a técnica de Análise Fatorial Exploratória (AFE) para tratamento dos dados. Os resultados obtidos indicaram que os discentes entendem que a contabilidade ambiental é fundamental para a sua formação, todavia no que diz respeito ao ensino da contabilidade ambiental no curso de graduação em Ciências Contábeis ainda é limitado, de forma que a melhoria no ensino da variável ambiental deve ser intensificada pelas instituições de ensino superior.
Acredita-se que esse estudo contribui para repensar o atual modelo de ensino da contabilidade ambiental no curso de graduação em Ciências Contábeis, já que essa variável se mostrou importante para a formação do profissional contábil. O estudo corrobora para uma avaliação do ensino da contabilidade ambiental no curso de Ciências Contábeis da FACAPE, de maneira que pesquisas futuras podem abranger esse mesmo campo em outras instituições de ensino, ajudando a construir um arcabouço que solidifique a inserção da variável ambiental na graduação em Ciências Contábeis.
GOMES, Sonia Maria da Silva et al. Proposta para o ensino da controladoria ambiental nos cursos de graduação de ciências contábeis nas IESs brasileiras. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 177-189, jan./abr. 2012. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade ambiental como sistema de informações. Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 71-92, dez./2001. RIBEIRO, Maisa de Souza. Contabilidade Ambiental. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 240 p.