Resumo

Título do Artigo

Fixed: Mulheres Executivas na Gestão das Empresas do Novo Mercado
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - NILSILENE CAMPOS FERREIRA
Ufms Campus do Pantanal - Campus do Pantanal
2 - ADMIR SANTOS DE FREITAS
Ufms Campus do Pantanal - Campus do Pantanal
3 - Itzhak David Simão Kaveski
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) - Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Pantanal Responsável pela submissão

Reumo

A representação feminina no topo da hierarquia corporativa, ou seja, nos cargos de alta administração e conselho de administração, tem chamado a atenção entre os legisladores, pesquisadores e empresas (BRAHMA; NWAFOR; BOATENG, 2020). A literatura tem apresentado a hipótese de que a presença do sexo feminino no conselho e nos cargos de liderança como mecanismos de Governança Corporativa (AL-JAIFI, 2020; CHIJOKE-MGBAME; BOATENG; MGBAME, 2020). Dessa forma, com o aumento da representação feminina no conselho de administração e nos cargos de liderança, as empresas podem ter impacto nos resultados.
O presente estudo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual a relação entre mulheres executivas na gestão e o desempenho organizacional de empresas listadas no segmento do Novo Mercado da [B]³. O estudo tem como objetivo verificar se o desempenho dessas empresas está relacionado com a presença de mulheres no conselho de administração, na presidência do conselho de administração e no cargo de CEO. Conforme a [B]³, essas organizações, se comprometem com a adoção de práticas de Governança Corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação.
A literatura possui como premissa de que empresas com forte representatividade feminina nos conselhos e cargos de liderança superam o desempenho daquelas que têm baixa representatividade. Assim, as formularam-se as seguintes hipóteses: H1: Há uma relação positiva entre a presença de mulheres no conselho de administração e o desempenho organizacional. H2: Há uma relação positiva entre a presença de mulheres no cargo de presidência do conselho de administração e o desempenho organizacional. H3: Há uma relação positiva entre a presença de mulheres no cargo de CEO e o desempenho organizacional.
O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, documental, com abordagem quantitativa, cuja população compreendeu empresas listadas no segmento do Novo Mercado da [B]³, exceto as classificadas no setor econômico “Financeiro e Outros”, devido às características singulares de suas atividades. Os dados utilizados para análise foram retirados das demonstrações financeiras relativas ao ano de 2014 a 2019, extraídos do banco de dados da Economática® e dos formulários de referência das empresas disponíveis no sítio da [B]³.
Os resultados do modelo de regressão de dados em painel da pesquisa indicam que no desempenho organizacional das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da [B]³: (i) a diversidade do conselho de administração influencia positivamente (aceita-se a H1); (ii) a diversidade na presidência do conselho de administração influencia negativamente (rejeita-se a H2); e (iii) a diversidade no cargo de CEO, não houve uma relação significativa (rejeita-se a H3).
O estudo contribui para a literatura ao abordar três medidas diferentes de diversidade de gênero e seus efeitos nas organizações, embora estudos anteriores já tenham analisado a relação da diversidade do conselho de administração no desempenho das empresas brasileiras listadas na [B]³. Com relação à prática no cotidiano das empresas, esta pesquisa também vem a contribuir, pois ele evidencia o valor da representatividade feminina nos conselhos e nas diretorias das empresas, além da justificativa moral de direitos iguais para a inclusão de mulheres na gestão executiva.
AL-JAIFI, Hamdan Amer. Board gender diversity and environmental, social and corporate governance performance: evidence from ASEAN banks. Asia-Pacific Journal of Business Administration, in press, 2020. BRAHMA, Sanjukta; NWAFOR, Chioma; BOATENG, Agyenim. Board gender diversity and firm performance: The UK evidence. International Journal of Finance & Economics, in press, 2020. CHIJOKE-MGBAME, Aruoriwo Marian; BOATENG, Agyenim; MGBAME, Chijoke Oscar. Board gender diversity, audit committee and financial performance: evidence from Nigeria. Accounting Forum, v. 4, n. 3, p. 1-25, 2020.