Resumo

Título do Artigo

Mudança climática e a gestão de recursos hídricos: Análise dos desafios de um pequeno município no sudeste do Pará
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Alice Medeiros de Souza
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Administração
2 - Marcilene Feitosa Araújo
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA Responsável pela submissão

Reumo

Um dos maiores agravantes do aquecimento global é a emissão de gases poluentes no meio ambiente, estes advindos principalmente de veículos automotores e das atividades industriais. No Brasil, o avanço do desmatamento na região amazônica pode estar contribuindo de forma significativa com o processo e, neste caso, o estado do Pará tem sua parcela de contribuição, pois o que era floresta na década de 90 foi transformado em extensas áreas de pastagem para gado e mais recentemente em áreas de cultivo de grãos.
A floresta Amazônica, em especial a brasileira, tem despertado a preocupação do mundo, pois acredita-se que diversos elementos que a compõe podem mitigar a emissão de gazes que contribuem com o aquecimento global. Assim, as questões que se propõe responder é assim enunciada: Como ocorre a gestão de recursos hídricos no município estudado, considerando as mudanças climáticas? Qual a percepção da população do município quanto ao uso consciente da água? Assim, busca-se analisar como um pequeno município no sudeste do Pará tem se adaptado à escassez de recursos hídricos e as mudanças climáticas.
O aquecimento global tem provocado diversas situações as quais colocam a vida humana em estado de periculosidade. No Brasil, o estado de São Paulo já precisou captar água de outra bacia. Segundo Gomes e Barbieri (2004), o elevado índice demográfico da bacia do Alto Tietê, somado a poluição das águas da região da Grande São Paulo e a baixa disponibilidade hídrica natural da região, fez com que com o estado passasse por momentos difíceis, assim, buscando diminuir a ocorrência de situações como as expostas, foi criada Agenda 2030, que conta com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O presente estudo caracteriza-se como de natureza mista. Para a coleta dos dados utilizou-se um formulário, roteiro de entrevista e observação in loco. O formulário de pesquisa foi composto por 24 questões semiestruturadas aplicado nos meses de agosto e setembro do ano de 2019 junto a população do bairro centro do município. Já na etapa qualitativa foi usado um roteiro de entrevista composto por 11 questões, sendo está aplicada com o secretário de meio ambiente e um segundo roteiro composto por 06 questões, tendo como entrevistado o gerente da empresa de fornecimento de água Hidroforte.
Quando questionados sobre a possibilidade de usar a água da chuva para reduzir o consumo, 83% dos pesquisados declararam que há a possibilidade de armazenar água da chuva em suas casas como forma de adaptação a escassez hídrica, 9% reconhecem que esta é uma forma eficaz de redução, mas não praticam. No que tange a reutilização, apesar da afirmativa por partes dos munícipes pesquisados sobre o a reutilização da água, ainda é comum ver moradores regando ruas e quintais por horas com água limpa e potável, bem como, caixas d’água derramando água potável por um período de tempo prolongado.
Quanto as estratégias de adaptação as mudanças climáticas, os resultados demonstraram que as mudanças climáticas cada vez mais frequentes e o mal uso dos recursos hídricos tem feito, ainda que de forma tímida e não deliberadamente resultante dessa percepção (bem maior), com que a população busque formas de se adaptar a escassez hídrica (pensamento individual – falta de água), principalmente, por meio do armazenamento de água e o reuso desta.
IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change. Climate change 2014: impacts, adaptation and vulnerability, 2014. Cambridge, Cambridge University Press. ONU – Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/#targetText=N%C3%B3s%20resolvemos%2C%20entre%20agora%20e,planeta%20e%20seus%20recursos%20naturais. Acessado em: 20/09/2019.