Resumo

Título do Artigo

LINHA DO TEMPO COM A EVOLUC?A?O DO RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESAS E SOCIEDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTO?RICA
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - ellen beatriz araujo freire
Faculdade FIA de Administração e Negócios - PROGESA Responsável pela submissão
2 - Gleriani Torres Carbone Ferreira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -

Reumo

A maneira como se da? a relac?a?o entre as empresas e as questo?es sociais pode ser compreendida a partir de uma perspectiva do tempo. As expectativas sociais sobre as corporac?o?es mudam ao longo de de?cadas e sa?o influenciadas por fatores-chave do contexto da época. Nego?cios e sociedade esta?o conectados: questo?es sociais interferem nas empresas que por sua vez impactam a sociedade. No entanto, nem sempre este tipo de interdepende?ncia foi reconhecido. Uma linha do tempo mostra a evolução desta relação, ao mesmo tempo em que aponta elementos históricos significativos de cada época.
Pouco antes do ini?cio da pandemia de COVID-19, o cena?rio internacional apontava para uma necessidade de rever o modelo como as empresas se relacionavam com a sociedade. A fim de entender como o relacionamento entre empresas e sociedade foi modificando-se numa perspectiva histo?rica, foi construida uma linha do tempo com as principais mudanc?as nesta relac?a?o, associadas a fatores e eventos significativos de cada época, do ponto de vista poli?tico, econo?mico, social e ambiental.
A relação entre empresas e sociedade passa por mudanças ao longo do tempo, com cada vez maior pressão por responsabilização das empresas pelos seus impactos e maiores expectativas sociais sobre o papel das empresas. De uma fase inicial de indiferença entre estes entes, surgem a filantropia, a responsabilidade social corporativa e o valor compartilhado. Cada uma dessas fases também está permeada por acontecimentos nos campos político, econômico e social.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório através da revisão de literatura sobre o histórico da responsabilidade social corporativa
As corporac?o?es nascem após mudanças na sociedade do período pós-Cruzadas. A filantropia é impulsionada pela benevolência religiosa. A responsabilidade social corporativa tem sua primeira definição após a perda da credibilidade dos negócios pós crise de 1929. Sua expansão coincide com o período pós acidentes ambientais da década de 1980. O valor compartilhado surge num momento em que o capitalismo via-se sob ameaça. Diversas mudanças no modelo de relação entre empresas e sociedade coincidem temporalmente com eventos importantes nos contextos político, social, econômico e ambiental
Esta revisa?o histo?rica permitiu que a evoluc?a?o dos modelos de relacionamento entre empresas e sociedade fosse observada em paralelo a eventos e fatores-chave dos contextos social, poli?tico e econo?mico do desenvolvimento da sociedade. Isto acentua a percepc?a?o de que as expectativas da sociedade sobre a empresa no que se refere ao papel desempenhado, suas responsabilidades e legitimidade e o dever de contribuir com desafios sociais sa?o afetadas tambe?m por fatores externos relevantes, como guerras, crises econômicas e sanitárias e movimentos sociais.
AGUDELO. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility, 4(1). BORGER, F. G. (2001). Responsabilidade social: efeitos da atuac?a?o social na dina?mina empresarial. Sa?o Paulo, 2001.Tese de Doutorado. 254 pa?ginas. Faculdade de Economia, Administrac?a?o e Contabilidade. Universidade de Sa?o Paulo - USP CARROLL, A. B. (2009). A History of Corporate Social Responsibility: Concepts and Practices. In The Oxford Handbook of Corporate Social Responsibility. Oxford University Press. 20 pages.