Resumo

Título do Artigo

TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA E RECONSTRUÇÃO EPISTÊMICA: EM BUSCA DE PROFUNDIDADE NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS EM ADMINISTRAÇÃO
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Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria José da Silva Feitosa
UFRPE-UAST - ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão
2 - Miguel Eduardo Moreno Anez
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Reumo

Diante da iminente necessidade de melhor entender a complexidade dos fenômenos sociais e, concomitantemente, proporcionar qualidade aos estudos e gerar novos conhecimentos, é recomendável que os acadêmicos reflitam sobre seus posicionamentos paradigmáticos, pois a “guerra paradigmática” limita a geração de novos conhecimentos. No intuito de se alinhar às diretrizes de um mundo social complexo e multifacetado, a triangulação metodológica emerge como um mecanismo que pode ser adotadotanto para estudar em profundidade a complexidade de um fenômeno, quanto para promover qualidade na pesquisa. O presente estudo tem como objetivo apresentar o alinhamento ou convergência entre a triangulação metodológica e o processo de reconstrução epistêmica na busca de qualidade e profundidade nos estudos organizacionais. Para tanto, foi realizada uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, conduzida por meio de pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que tanto as ideias a respeito da reconstrução epistêmica quanto os estudos sobre triangulação metodológica estão preocupadas com a qualidade e o aprofundamento das investigações na Administração, como forma de gerar novos conhecimentos. A proposta apresentada neste ensaio mostra-se condizente com as ideias dos autores referenciados, no que concerne à integração de abordagens e métodos para facilitar a comunicação, promover a colaboração e fornecer pesquisas com qualidade e profundidade.
In view of the iminent need to understand the complexity of social phenomena and, at the same time, provide quality to studies and generate new knowledge, it is recommended that academics reflect on their paradigmatic positions, because the “paradigmatic war” limits the generation of new knowledge. In order to align with the guidelines of a complex and multifaceted social world, methodological triangulation emerges as a mechanism thet might be adopted both to study in depth the complexity of a phenomenon and to promote quality in research. The present study aims to present the alignment or convergence between the methodological triangulation and the process of epistemic reconstruction in the search for quality and deph in organizational studies. An exploratory and descriptive investigation, was carried out, with a qualitative approach, conducted through bibliographic research. The resuklts show that both the ideas about epistemic reconstruction and the studies on methodological triangulation are concerned with the quality and deepening of investigations in Administration, as a way of generation new knowledge. The proposal presented in this essay is consistent with the ideas of the referenced authors, regarding the integration and methods to facilitae communication, promote collaboration and provide research with quality and depth.