Resumo

Título do Artigo

A REINSERÇÃO DO IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO: Estudo de Caso em uma rede supermercadista do Oeste de Santa Catarina
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Patrícia Taís Callegari
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de Chapecó
2 - Nelson Santos Machado
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de Chapecó Responsável pela submissão
3 - Sayonara de Fátima Teston
Universidade do Vale do Itajaí - Doutorado em Administração

Reumo

Com o crescente aumento da longevidade e do envelhecimento ativo, observa-se que as preocupações acerca da terceira idade e a reinserção do aposentado no mercado de trabalho impactam mudanças na economia e afetam diretamente as organizações.
São duas as questões de pesquisa: Como as organizações percebem e estimulam a reinserção do trabalhador aposentado no mercado de trabalho? E como o trabalhador aposentado percebe e vivencia nesta nova oportunidade de reinserção no mercado de trabalho? O objetivo geral consiste em analisar a reinserção do aposentado no mercado de trabalho na perspectiva dos próprios idosos, frente aos desafios impostos pelo trabalho, e das organizações, no tocante aos planos e programas criados para este perfil de trabalhador.
A preocupação com a longevidade cresce significativamente, pois envelhecer é inevitável. Nas próximas décadas, a expectativa é de crescente envelhecimento da população brasileira, o que desperta interesses nas diversas áreas de conhecimento (CARVALHO, 2009). O envelhecimento da população impacta diretamente no mercado de trabalho (UYEHAR, 2005). É preciso inovar a gestão de pessoas para que os idosos possam se reinserir no mercado de trabalho, buscando satisfação e contribuindo com o desenvolvimento da organização (ZIGER; FILIPPIM; BELTRAME, 2017).
A pesquisa adotou abordagem qualitativa, do tipo descritivo e com o método do estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro idosos e com dois profissionais de recursos humanos de uma rede supermercadista de Chapecó, e tratados pela técnica de análise de conteúdo.
Os resultados identificaram que os idosos retornaram ou se mantiveram no mercado de trabalho por dois motivos: o primeiro porque precisavam trabalhar para complementar a renda familiar e, o segundo, porque não conseguiam ficar em casa, gostam de trabalhar e se sentem parte da sociedade. Na interação com profissionais do setor de Recursos Humanos, evidenciou-se que a organização estudada não dispõe de uma política formal, mas adota diversas práticas para contar com este perfil particular de trabalhador, que agrega maturidade e experiência à organização.
Constatou-se que a organização em estudo está aberta à contratação de pessoas mais velhas por causa da maturidade e responsabilidade com o cliente, além das experiências e conhecimentos destes profissionais que se tornam um diferencial para a organização ao se mesclar com colaboradores de outras faixas etárias. Este e outros casos e a evolução do envelhecimento no Brasil e no mundo, indicam que as organizações devem estabelecer políticas de reinserção de idosos nos seus quadros sociais, tanto como ação de responsabilidade social quanto para dispor das vantagens deste perfil de profissional.
CARVALHO, Alessandra Silva. Gestão de pessoas e envelhecimento: sentido do Trabalho para o Idoso. In: XXXIII Encontro da ANPAD, 2009, São Paulo. UYEHAR, Ana Maya Goto. Por que contratar idosos? um estudo de caso da empresa Biscoitos Festiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - PUC, São Paulo, 2005. VASCONCELOS, Keli. Nunca é tarde para trabalhar: empresas criam programas de incentivo à contratação de idosos. Revista Maioridade. ZIGER, Renata; FILIPPIM, Eliane Salete; BELTRAME, Vilma. Perspectivas de carreira para pessoas idosas nas organizações. Revista de Carreiras e Pessoas.