Resumo

Título do Artigo

Análise econômica e ambiental da implantação de uma unidade de cogeração de energia por meio da produção mais limpa com princípios de economia circular
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Henrricco Nieves Pujol Tucci
Universidade Nove de Julho Uninove - Vergueiro Responsável pela submissão
2 - Geraldo Cardoso de Oliveira Neto
Universidade Nove de Julho -
3 - Marcos Geraldo Gomes
-

Reumo

As práticas de Produção Mais Limpa (P+L) têm ajudado as empresas a obterem benefícios econômicos e ambientais, por outro lado, a sociedade pressiona as empresas a se responsabilizarem pelos impactos ambientais gerados. Por meio de multas, o governo está controlando as empresas que não possuem a capacidade de utilizar a energia elétrica de forma planejada e racional. A implantação de práticas de P+L e os princípios da economia circular suportam as empresas que almejam investir na instalação de tecnologias mais limpas e, por consequência, reduzir o consumo de energia elétrica.
A necessidade de melhorar a eficiência do controle sobre o consumo de energia elétrica vai de encontro com a pressão exercida pela sociedade para que as empresas sejam mais responsáveis pelos seus impactos ambientais. Adicionalmente, foram identificados poucos trabalhos que abordam as práticas de P+L com uma perspectiva quantitativa. Logo, este trabalho tem por objetivo analisar os benefícios econômicos e ambientais de uma unidade de cogeração de energia em uma empresa de calcinação de coque verde de petróleo que optou por implantar práticas de P+L e princípios de economia circular.
A pressão da sociedade cresce para que as empresas se responsabilizem pelos problemas ambientais resultantes dos seus produtos e processos. As práticas de P+L tem sido uma solução encontrada para reduzir os desperdícios, como por exemplo, o uso racional de energia e redução do consumo. O processo de cogeração de energia é a produção combinada de calor e eletricidade a partir de uma mesma fonte energética, neste caso, por meio da calcinação do coque verde de petróleo. Desta forma, são alcançados os princípios da economia circular.
Este trabalho foi desenvolvido utilizando o método de estudo de caso e os procedimentos adotados foram classificados como exploratórios. Portanto, foram seguidas três etapas: levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e análise de exemplos de aplicação. A empresa estudada está localizada em Cubatão e é reconhecida como uma das maiores petroquímicas da América Latina. A análise econômica foi desenvolvida por meio do cálculo do Retorno Sobre o Investimento e a análise ambiental desenvolvida feita por meio do cálculo do Carbono Equivalente.
A capacidade instalada da unidade de cogeração de energia é de 18 MW e a vida útil do projeto foi estimada em 20 anos. O investimento total para a instalação da unidade foi de 100 milhões de reais e o fluxo de pagamento foi realizado ao longo de 10 anos para coincidir com o prazo de retorno sobre o investimento, também calculado em 10 anos em função dos ganhos estimados. Logo, ao término da vida útil da unidade a empresa terá lucrado 100 milhões de reais por meio da redução do consumo de 4.320 MW de energia elétrica. Ou seja, 216 MW ao ano foram evitados reduzindo os impactos ambientais.
A implantação de práticas de P+L suportou a empresa a melhorar a sua eficiência por meio de uma alternativa para reduzir o consumo de energia elétrica, além disso, a cogeração de energia por meio dos rejeitos dos processos possibilitou alcançar os princípios da economia circular. O ROI calculado de 10 anos foi considerado um período longo, no entanto, o ganho estimado de 100 milhões de reais foi considerado interessante economicamente pela empresa. Adicionalmente, foram evitados a emissão de 15,9 toneladas de carbono equivalente na atmosfera por ano e 318,7 toneladas ao longo dos 20 anos.
Bermann, C. (2002). Energia no Brasil: para quê. Para quem, 2. De Guimarães, J. C. F., Severo, E. A., & Vieira, P. S. (2017). Cleaner production, project management and strategic drivers: an empirical study. Journal of Cleaner Production, 141, 881-890. Oliveira Neto, G. C., Leite, R. R., Shibao, F. Y., & Lucato, W. C. (2017). Framework to overcome barriers in the implementation of cleaner production in small and medium-sized enterprises: Multiple case studies in Brazil. Journal of Cleaner Production, 142, 50-62. Pollice, F. (2018). The new role of Procurement in a circular economy system.