Resumo

Título do Artigo

COVID 19: GESTÃO DE CRISE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Ana Beatriz Bernardes Oliveira
Faculdade Vidal de Limoeiro do Norte - FAVILI Responsável pela submissão
2 - ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Pontificia Universidade Catolica de São Paulo -
3 - Eulita de Souza Morais
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA - Mossoró
4 - Domingos Albano Matos de Menezes
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
5 - Valdemar Siqueira Filho
-

Reumo

Este artigo trata como as empresas prestadoras de serviços estão gerenciando a crise derivada da pandemia do Coronavírus. em um período de crise, o setor de serviços é o primeiro a sentir as consequências, já que com a redução do emprego e da atividade econômica, a demanda interna diminui. O segmento também é o último a se recuperar por completo, visto que engloba setores de consumo considerados não essenciais e, em alguns casos, depende também da retomada da indústria.
Diante desse contexto, esse trabalho busca responder o seguinte questionamento: como as empresas prestadoras de serviços estão gerindo seus negócios diante dessa crise? Para isso, esse trabalho teve como objetivo identificar os impactos, aprendizados e estratégias utilizados para o enfrentamento da pandemia.
No ambiente organizacional, a crise é caracterizada como um evento que ameaça a realização dos objetivos das empresas e podem ter origem tanto no ambiente interno como no ambiente externo. Os procedimentos adotados historicamente e regras podem se constituir em fatores que limitam a superação da crise, uma vez que dificultam inovações e aprendizagens necessárias para o enfrentamento das turbulências. Outros fatores também podem dificultar o enfrentamento das crises, como a ausência de sensibilidade em relação ao ambiente organizacional quando esses emitem sinais que mudanças são necessárias.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou um roteiro semiestruturado. Foram abordadas 10 empresas prestadoras de serviços localizadas no munícipio de Mossoró/RN e Fortaleza/CE.
Os resultados evidenciam mudanças em suas rotinas organizacionais, algumas negativas, como a redução do número de funcionários e a redução de vendas e faturamento, e outras positivas, como o alcance de outros mercados. A adoção de estratégias, como a utilização das mídias sociais e serviços online e delivery, foram frequentemente citadas. Algumas empresas tiveram acesso a auxílios governamentais. Quanto à aprendizagem, destaca-se a importância do planejamento financeiro e organizacional e a capacitação para serviços e meios digitais.
Observou-se que as empresas analisadas estão gerindo seus negócios por meio da adoção de estratégias emergentes, como as mídias sociais e serviços online como delivery, como também, algumas estão beneficiando-se dos auxílios governamentais para evitar demissões e inadimplências. Quanto à aprendizagem diante desse cenário, destaca-se a importância do planejamento financeiro e organizacional, ter sempre uma reserva para possíveis crises, a adaptação dos serviços aos meios digitais e o foco imediato nas soluções dos problemas e não somente nas dificuldades conjunturais.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV. Boletim Macro. https://portalibre.fgv.br/data/files/01/93/C5/DA/DC111710199794F68904CBA8/BoletimMacroIbre_2003%20_1_.pdf. Acesso em 15 de Maio de 2020. ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE – OPAS. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em 15 de maio de 2020. SCHMIDT, Flávia; MELLO, Janine; CAVALCANTE, Pedro. Estratégias de coordenação governamental na crise da Covid-19. Nota técnica 32 (Diest). IPEA, Brasilia, DF, 2020.