Resumo

Título do Artigo

De Norte a Sul: percepções sobre o uso de entrevistas de pesquisa e reflexões sobre a temática da sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Ana Luiza Brock
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
2 - Henrique Martins de Soares
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - PPGA Responsável pela submissão

Reumo

A entrevista de pesquisa é uma das técnicas de coleta mais antigas e mais utilizadas. Existem diferentes formas de planejar, conduzir e analisar entrevistas e uma postura reflexiva é sugerida para se obter uma maior validade da pesquisa qualitativa. Nas pesquisas envolvendo temáticas de sustentabilidade, entende-se que alguns cuidados extras são necessários. Logo, julga-se importante analisar as percepções e práticas de pesquisadores do Sul e Norte do Brasil que fazem uso de entrevistas de pesquisa, aprofundando a discussão sobre as questões envolvendo sustentabilidade.
Quais os principais fatores considerados por pesquisadores das regiões Norte e Sul do Brasil no uso de entrevistas de pesquisa? Objetivo geral: analisar quais são os principais fatores considerados pelos pesquisadores das regiões Norte e Sul quando se opta pelo método de coleta por entrevista.
O referencial teórico deste estudo foi dividido em duas seções. Na primeira são apresentadas características sobre a entrevista de pesquisa. Em seguida, uma breve discussão sobre reflexividade e validade na pesquisa qualitativa é realizada.
O estudo foi qualitativo e exploratório, sendo a entrevista de pesquisa usada como técnica de coleta de dados e para a análise dos resultados,utilizou-se a análise de conteúdo segundo Bardin (2010).foram entrevistados 25 pesquisadores brasileiros, sendo 11 da região Sul, localizados no Rio Grande do Sul, e 14 da região Norte do Brasil, situados principalmente nos estados de Rondônia e Pará. As 17 questões contempladas pelo roteiro de entrevistas foram estabelecidas como categorias a priori, suscitadas durante a etapa de revisão de literatura.
Diversas práticas dos pesquisadores são compatíveis com a literatura sobre o uso de entrevistas de pesquisa, independente da localidade deles. No entanto, com a análise dos dados notou-se que uma vigilância em diversas etapas da entrevista é expressa nas falas de alguns pesquisadores. Mais do que isso, destacam a importância de entender o contexto e elementos específicos do campo de pesquisa. Cuidados especiais são apontados para temáticas relacionadas à sustentabilidade, principalmente pela existência de uma norma social que dita a necessidade dos indivíduos e organizações serem sustentáveis.
A principal contribuição do estudo está no levantamento de alguns dos principais cuidados e recomendações envolvendo questões de sustentabilidade, organizados a partir de uma perspectiva multinível, sendo as normas sociais e fatores contextuais discutidos no nível macro, o greenwashing no nível meso e o comportamento “politicamente correto” no nível micro.
GILL, Paul et al. Methods of data collection in qualitative research: interviews and focus groups. British Dental Journal, v. 204, n. 6, p. 291, 2008. MINAYO, Maria Cecília. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1-12, 2017. OLIVEIRA, Sidinei Rocha de; PICCININI, Valmiria Carolina. Validade e reflexividade na pesquisa qualitativa. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 7, n. 1, p. 88-98, Mar. 2009.