Resumo

Título do Artigo

DISCLOSURE DE INFORMAÇÕES RELATIVAS À GESTÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL PELAS EMPRESAS LGBT-FRIENDLY ATUANTES NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Wellington Romero da Silva
-
2 - Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Departamento de Contabilidade, FEA-RP/USP Responsável pela submissão
3 - Natália Munari Pagan
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - FEARP

Reumo

Todas as pessoas, independentemente da orientação sexual têm direito à vida, à segurança pessoal, à privacidade, à liberdade de expressão e o direito de ser livre de discriminação. Entretanto, muitos Estados têm falhado na proteção dos direitos e dos próprios indivíduos LGBT no Brasil. O tema diversidade tem se incorporado à vida política social e cultural do Brasil. Essa conscientização é resultado, em parte, das práticas de responsabilidade social implementadas pelas organizações corporativas, em resposta às demandas dos movimentos sociais por igualdade de tratamento.
O propósito deste trabalho é analisar o disclosure de informações relativas às práticas corporativas de igualdade de tratamento e não-discriminação dos stakeholders de minorias sexuais nas empresas LGBT-friendly atuantes no Brasil.
A fundamentação teórica se baseia na literatura da responsabilidade social corporativa, da gestão da diversidade e das políticas de proteção aos stakeholders LGBT.
Para realizar o estudo foi conduzido um estudo com abordagem empírico-analítica e adotada a metodologia de pesquisa documental com análise de conteúdo do Relatório referente ao ano de 2016, disponibilizados pelas empresas 31 empresas da base de Dados do GRI.
Das 31 companhias analisadas, 16 divulgaram informações diretamente relacionadas aos indivíduos LGBT e 30 empresas apresentaram informações pertinentes à diversidade não diretamente vinculadas à minoria sexual. A respeito da qualidade das informações relacionadas aos indivíduos LGBTs, verifica-se que não foram apresentadas, por nenhuma empresa, informações quantitativas monetárias referentes à gestão da diversidade dessa minoria
Os resultados demonstraram que companhias que possuem compromisso formal com Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e as companhias que se tornariam, posteriormente, signatárias da organização, possuem maior nível de disclosure de informações referentes à gestão da diversidade sexual de seus stakeholders.
DOMENICO, D. D.; TORMEM, L.; MAZZIONI, S. Nível de disclosure nos relatórios de sustentabilidade em conformidade com o Global Reporting Initiative (GRI). Revista Catarinense da Ciência Contábil, Vol. 16, n. 49, p. 84-100, set./dez. 2017. PICHLER, S.; BLAZOVICH, J. L.; COOK, K. A.; HUSTON, J. M.; STRAWSER, W. R. Do LGBT-supportive corporate policies enhance firm performance? Human Resource Management, Vol. 57, Issue 1, p. 263-278, 2018. Palavras-chaves: Responsabilidade Social Corporativa. Global Reporting Initiative. LGBT.