Resumo

Título do Artigo

A crise dos refugiados estudada em um evento: alunos de administração refletindo sobre aspectos da Agenda 2030 da ONU
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Clara Bôdas Vidilli
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Universidade de São Paulo Responsável pela submissão
2 - Laryssa Ferreira Euzébio
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Universidade de São Paulo
3 - Flavio Pinheiro Martins
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) -
4 - Luciana Romano Morilas
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Departamento de Administração

Reumo

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, hoje cerca de 70 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas devido a conflitos armados, violência e violação dos direitos humanos, gerando, assim, uma massiva quantidade de refugiados pelo mundo. A temática do refúgio relaciona-se fundamentalmente ao ODS número 16: Peace, Justice and Strong Institutions, além de também possuir relação forte com o curso de administração, que pretende formar egressos com forte engajamento social e institucional, além de capacidade analítica adequada às conjunturas internacionais.
O trabalho apresenta um relato sobre o projeto realizado na FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto com o objetivo de aproximar os estudantes de graduação em administração da realidade do refúgio ao redor do mundo e especialmente no Brasil, buscando, assim, levar o aluno a uma reflexão crítica sobre seu papel como futuro gestor nesse cenário. A necessidade de formalizar o tema na discussão acadêmica não só entre docentes, mas entre os discentes, se constitui como um dos principais objetivos deste projeto e de seus desdobramentos.
Não passa um dia sem que a imprensa anuncie o desaparecimento de migrantes pelos oceanos do planeta (TONUS, 2018) Os mecanismos de proteção internacional dos refugiados se fundamentam nas convenções de direito internacional e o Brasil conta com um acervo normativo relevante nesse aspecto, com tratados internacionais ratificados perante a legislação nacional (SILVA JUNIOR, 2017). É necessário um novo modelo de educação gerencial que vise desenvolver profissionais capacitados para administrar organizações sustentáveis, inclusivas e participativas. (SCHUTEL, 2015)
Com fundamento em artigos acadêmicos e informações estatísticas sobre a crise de refugiados, as atividades se basearam no conceito de Aprendizagem Transformadora para incentivar a percepção crítica do aluno de administração. O projeto “Todo mundo já foi refugiado um dia: reflexões sobre a crise migratória e a Agenda 2030 da ONU” contou com as seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico com ponto focal em países; b) elaboração de pôsteres temáticos; c) montagem de instalação interativa aberta ao público; d) realização de mesa-redonda com especialistas e avaliação dos trabalhos.
A aprendizagem integrada e transformadora, trazida pelo estudo sobre a crise dos refugiados através da dinâmica imersiva e de discussões sob a perspectiva do Direito Internacional, impacta a formação dos egressos. O tema constitui um dos tópicos que tem mobilizado os negócios: a responsabilidade social de empresas, que vem sendo cada vez mais reivindicada pela sociedade. Os egressos foram expostos a uma gama completa de informações necessárias para a tomada de decisão dentro da empresa ao empregar, por exemplo, a mão de obra estrangeira, progressivamente recorrente na sociedade brasileira.
A contribuição do projeto foi conferir habilidades e conhecimento suficientes sobre os refugiados, de forma que os gestores estejam aptos a tomar decisões inteligentes sobre a responsabilidade social e ainda a contribuir com a lucratividade da empresa. O evento proporcionou aos alunos empatia e engajamento com relação à situação de vulnerabilidade dessas pessoas e, compreender os trâmites legais que envolvem a situação geral e empregatícia dos refugiados, trazidas pelas discussões que se seguiram na programação.