Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E EMPREGABILIDADE: Extensão da UFPB Capacitou Adolescentes de Baixa Renda em TI e Arquitetura da Informação Gerando Sites Gratuitos Para MPE’s de João Pessoa /PB
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JORGE DE Oliveira Gomes
Universidade Federal da Paraíba - Responsável pela submissão
2 - Egídio Luiz Furlanetto
Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Administração
3 - Fabio Walter
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Administração
4 - JANICLEIDE LOURENÇO ALPHONSE KARR
Universidade Federal da Paraíba -
5 - Camyla Rodrigues Guedes Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Administração

Reumo

Existem cerca de 14.812.460 pequenos negócios no Brasil, incluindo MPEs. São regulamentados pela Lei 123/2006 ou Estatuto Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Este Projeto capacitou adolescentes para Desenvolver Projetos de Sites gratuitos para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de João Pessoa/PB, que ainda não possuíam. Disseminando conhecimentos de abordagens administrativas e qualificando para geração de emprego e renda, adolescentes vinculados à Escola Viva Olho do Tempo (EVOT), e melhoria de diversos aspectos sociais destes, e para a Sustentabilidade das MPEs.
No Brasil, 95 % das MPE’s não possuem sites devido aos seguintes principais motivos razões: (1) Gestão improvisada e aleatória das microempresas (não seguem os princípios básicos da administração); (2) Imaginam que é muito caro o Projeto de Desenvolvimento e manutenção do site; (3) Não consideram importante possuir um site; (4) Não consideram importante investir em um site. Segundo o IBGE (2020) a taxa de desemprego entre os jovens no Brasil atinge 27%. Nosso artigo é o relato de um Projeto que contribuiu para a diminuição destas duas elevadas taxas.
O Livro do Urso Polar (MORVILLE, P. e ROSENFELD, 2006), referência em Arquitetura da Informação (AI), para projeto de sites para WWW. Usar a AI facilita o planejamento e a organização das informações das MPEs, verificando e selecionando quais são as mais assimiladas pelo usuário. Visa organizar e estruturar big data em sites, compreensíveis e acessíveis, independente de idade e escolaridade (RADAFAHRER,L., 2000). Segundo o I.B.G.E (2016) em 2015 chegamos a 100 milhões de usuários no Brasil e no mundo, 3,2 bilhões, diariamente, envia ou recebe dados e informações. Tem necessidade de Técnicos.
Para que os objetivos fossem atingidos, utilizamos os seguintes recursos metodológicos: mini cursos, workshops, palestras, rodas de discussões, visitas técnicas às MPEs, encontros com os responsáveis pelas empresas escolhidas para terem seus sites desenvolvidos pelo projeto, e montagem dos sites. Os espaços utilizados para realizar essas ações foram a Estação Digital da Escola Viva Olho do Tempo e o Laboratório 2 de Informática do CCSA / UFPB. Além dos encontros presenciais, foi criado um grupo no Whatsapp para acelerar nossas trocas de informações, e um site do Projeto de Extensão.
No Projeto tivemos Capacitação em WIX, CANVA e TRELLO (Gerenciamento de Proetos); Workshops sobre Postura Profissional e Criatividade (Role Plays para desenvolver as habilidades de diálogo e negociação com os empreendedores); Workshop sobre Visão, Missão e Valores da Organização; e o XIII Encontro Temático em Administração, onde os participantes e alunos apresentaram seus sites. Dificuldades: 1. Transporte e alimentação dos adolescentes; 2.Internet inoperante na EVOT; 3. Desistência de 60% dos adolescentes ao longo do Projeto, especialmente quando as atividades se tornaram mais complexas.
Neste artigo realizamos: 1. Identificar empreendedores de MPE’s para desenvolver seus sites; 2. Compartilhar os Conceitos Teórico-Práticos da Arquitetura da Informação aplicados aos Projetos de Sites (Usuário; Contexto; Conteúdo) e implementação através das Diretrizes de Usabilidade; 3. Transmitir conhecimentos sobre CANVA e WIX; 4. Entregar os Sites; e 5. Ajustar os Sites. Proporcionamos uma Inovação na utilização dos recursos Públicos da UFPB ao auxiliar na empregabilidade de alunos da UFPB e de adolescentes e Sustentabilidade das MPE’s ao terem seus sites desenvolvidos de forma gratuita.
EMPRESÔMETRO. Estatísticas. 2016. Disponível em: http://digital.empresometro.cnc.org.br/. Acesso em: 27/08/2020. GUIMARÃES, Ítalo; GOMES, Jorge; USABILIDADE EM SITES DO GOVERNO FEDERAL: AVALIAÇÃO SEGUNDO AS DIRETRIZES DA CARTILHA DE USABILIDADE – PADRÕES WEB EM GOVERNO ELETRÔNICO, Novas Edições Acadêmicas, 2016. MORVILLE, P. e ROSENFELD, Information Architecture for the WWW; (Arquitetura da Informação para a WWW) (2006). Acessado em 27/08/2020 em https://pdfs.semanticscholar.org/4ea1/ca7470f853ad690ee50b79512c88360dacdb.pdf?_ga=2.101101321.948087283.1598642119-1485293980.1598642119