Resumo

Título do Artigo

AC?O?ES DE ENTREGA DE VALOR COMPARTILHADO: O CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE MEDICINA DIAGNÓSTICA
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - ellen beatriz araujo freire
Faculdade FIA de Administração e Negócios - PROGESA Responsável pela submissão
2 - Gleriani Torres Carbone Ferreira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -

Reumo

Pouco antes da pandemia, a forma como empresas e sociedade se relacionam já vinha sendo questionada pelas próprias corporações e seus investidores. Existia um chamado inicial para uma atuac?a?o diferente, mais comprometida com a entrega social e com a gerac?a?o de valor para os diversos stakeholders. A crise sanitária expôs ainda mais a interdependência entre questões sociais e a sustentabilidade das corporações. Uma das alternativas, capaz de gerar ao mesmo tempo benefício social e econômico para atender aos desafios sociais e agregar competitividade é a criação de valor compartilhado.
Para responder à pergunta de pesquisa “Como uma empresa de saúde do Setor de Medicina Diagnóstica entrega valor compartilhado em sua atuac?a?o?”, serão mapeadas as ac?o?es já realizadas pela empresa escolhida que podem ser caracterizadas como pra?ticas de entrega de Valor Compartilhado. Pretende-se ainda descrever a premissa de criac?a?o de valor nos documentos da empresa e caracterizar as ações de valor compartilhado dentro do âmbito do Setor Saúde.
A relação entre empresas e sociedade se altera com o tempo. Um ponto de mutação foi quando a empresa passou a enxergar as questões sociais como oportunidades, gerando ganhos sociais e benefícios econômicos. É a criação de valor compartilhado, que pode ocorrer em três níveis: a) com a identificac?a?o das necessidades sociais, dos benefi?cios e prejui?zos sociais que a empresa assume atrave?s de seus produtos, b) repensando a cadeia de valor c) atuando sobre a localidade e o ambiente de suporte aos nego?cios, para que se tornem mais eficientes e efetivos
A abordagem adotada foi a da pesquisa qualitativa, de cara?ter explorato?rio-descritivo, utilizando o Estudo de Caso como me?todo de escolha. Para tal, procedeu-se um levantamento inicial sobre o referencial teo?rico do to?pico, seguido da identificac?a?o, ana?lise e classificac?a?o das ac?o?es da empresa
A empresa estudada traz claramente a premissa de criação de valor a partir da criação de compartilhado expressa em seus documentos. São desenvolvidas diversas ações e programas que podem ser caracterizados como criação de valor compartilhado. Algumas das características destas ações são especificidades do contexto da Saúde, como ações voltadas ao paciente, que interferem em diferentes pontos do cuidado em saúde e que promovem a disseminação do conhecimento científico na sociedade. Foram encontradas ações de valor compartilhado distribuídas nos três níveis: produtos, cadeia de valor e cluster
Este estudo de caso permitiu reconhecer, caracterizar e agrupar ações de valor compartilhado por uma empresa de Medicina Diagnóstica. Foi possível documentar características especificas de ações de valor compartilhado que dizem respeito ao Setor Saúde e observar especificidades da atuação desta empresa em especial. Entretanto, o estudo é limitada pelo desenho baseado em dados secundários. Assim, novas pesquisas, com estudos de múltiplos casos e dados primários poderiam contribuir para o entendimento da criação de valor compartilhado neste contexto específico.
GRUPO FLEURY. (2020). Relato?rio Anual de Sustentabilidade 2019. Recuperado http://ri.fleury.com.br/fleury/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=44526. Acesso em 16 jun. 2020 PORTER, M., KRAMER, M. (2007). Strategy & Society The Link Between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility. Harvard Business Review. Dec 2006 www.hbrreprints.org PORTER, M., KRAMER, M. (2011). Creating shared value: how to reinvent capitalism- and unleash a wave of innovation and growth. Harvard Business Review. Jan/Fev 2011