Resumo

Título do Artigo

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROCESSO DE INSERÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tamara S van Kaick
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - UTFPR Responsável pela submissão
2 - Laíze Márcia Porto Alegre
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - Reitoria
3 - João Paulo Aires
Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR - Campus Ponta Grossa

Reumo

As universidades são centros de transmissão e difusão da cultura humanística, científica e tecnológica sendo formadoras de opinião e inovações, com forte responsabilidade para a promoção do desenvolvimento sustentável no país. Introduzir o princípio da sustentabilidade como um elemento central em suas atividades exigirá mudanças em diversas ações da instituição. A UTFPR, ao longo da sua trajetória de 111 anos de sua existência, manteve em seu DNA, a educação profissional e tecnológica como premissa e assumiu a sustentabilidade como política, missão e valor estratégico para todas as suas ações.
A UTFPR desenhou uma estrutura organizacional diferenciada. A Assessoria de Planejamento e Administração da Reitoria, organizou a Comissão Central para o Plano de Logística Sustentável (PLS) com membros dos 13 campi, que produziriam diretrizes para inserir o princípio da sustentabilidade no âmbito do ensino, pesquisa, planejamento e administração. A Diretoria de Extensão (DIREXT), alinhou nas ações extensionistas os ODS. O objetivo da pesquisa verifica se o desenho estrutural da UTFPR, de implementação da cultura de sustentabilidade, está sendo efetivo imprimir a cultura de sustentabilidade.
A inserção da sustentabilidade nos 3 pilares da UTFPR se deu pela abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (AULER, 2007), no ensino e pesquisa, para formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados e independentes intelectualmente. Na extensão se objetivou o processo dialético entre teoria/prática, que se dá de forma interdisciplinar, favorecendo a visão integrada sociocultural (FORPROEX, 2012) do estudante e inserindo os ODS (ONU, 2015) em suas ações. Na administração, a base foi a Instrução Normativa (IN) 10 de 12/11/2012 (BRASIL, 2012), que versa sobre práticas sustentáveis.
Foi implementada a comissão Central do Plano de Logística Sustentável (PLS) em 2017 na UTFPR. Cada membro da comissão que representa um campi, dos 13 da UTFPR é o presidente da comissão regional do campus. Esta comissão PLS é responsável pelo diagnóstico e desenvolvimento das diretrizes para a implementação da cultura de sustentabilidade no âmbito do ensino, pesquisa, planejamento e administração. A Diretoria de Extensão (DIREXT) implementa formas de registro e dos projetos com indicação dos ODS na extensão. Tanto a Comissão PLS e suas regionais como a DIREXT atuam em sinergia na UTFPR.
Na extensão os ODS foram inseridos em 2015, dos 837 projetos demonstrou forte aderência aos ODS4, 3 e 12. As Diretrizes para a Elaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos, inseridas em 2016, visaram a formação da sustentabilidade dos estudantes. Em 2017 foi instituída a comissão central PLS da UTFPR composta por um membro de cada campus. Esta comissão central propôs a Política de Sustentabilidade, que após consulta pública foi aprovada pelo COUNI em 2019, desde então foram implementadas ações como redução no consumo de papel, copos descartáveis, almoxarifados virtuais e compras sustentáveis
O pilar extensão tem obtido os melhores resultados, com registros de evidências efetivas, na inserção da cultura da sustentabilidade. No ensino e na pesquisa, apesar das resoluções, percebe-se que a formação dos docentes ainda precisa ser trabalhada no sentido de criar a cultura no âmbito curricular. A implementação da Política de Sustentabilidade, em 2019, possibilitou a inserção de diversas diretrizes voltadas para a administração, o que fortaleceu a atuação da comissão central PLS, mas ainda não foi suficiente para influenciar o planejamento estratégico administrativo.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino. V 1, Número Especial, Nov. 2007. BRASIL. Instrução Normativa/SLTI nº 10, de 12 de novembro de 2012 do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, 2012. FORPROEX. Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política nacional de extensão universitária. Manaus, 2012. ONU. Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas intitulada "Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". Os ODS, 2015.