Resumo

Título do Artigo

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0: UMA ANÁLISE DOS REFLEXOS DOS CUSTOS E DA ADOÇÃO DA METODOLOGIA ESCOLA DA ESCOLHA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE ESPIGÃO D'OESTE (RO)
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - SUZENIR AGUIAR DA SILVA
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus Cacoal Responsável pela submissão
2 - ADRIANI KLANN
UNIR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Campus Cacoal
3 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - CAMPUS DE CACOAL
4 - Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Cacoal
5 - Maria Bernadete Junkes
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Depto Ciências Contábeis - Cacoal RO

Reumo

Diante do cenário tecnológico e das transformações apresentada pela Revolução industrial 4.0 a educação no Brasil precisa melhorar a qualidade do desenvolvimento de habilidades e preparar as futuras gerações para que sejam capazes de solucionar problemas, tendo pensamento crítico, flexibilidade e adaptabilidade, criatividade e experimentação aberta a novas experiências. E, essa discussão tem por objetivo aprimorar as inovações pedagógicas e gerenciais na adequação de mão de obra conforme a vocação econômica da região, no intuito de ampliar ainda mais a consciência coletiva de forma mais eficaz
Um dos desafios da implantação do ensino integral da Metodologia de Ensino denominada “Novo Tempo ou Escola da Escolha” nas escolas pública são os custos envolvidos e a falta de estrutura adequada. Por ser um método relativamente novo, buscou-se responder: Quais os reflexos na educação e nos custos por aluno no tocante a implantação a partir da adoção dessa metodologia de ensino, tendo como base a metodologia escola Novo Tempo? Assim, tem-se por objetivo: analisar o reflexo dos custos na educação em função da adoção da metodologia “Novo tempo/Escola da Escolha” oriunda da Revolução 4.0.
São apresentados os seguintes temas na fundamentação teórica: a) Revolução industrial 4.0 antecedentes, características e impactos (COSTA, 2017); b) Educação 4.0 e seus impactos no ensino aprendizagem no século XXI (FUHR, 2018); e, c) A gestão de custos públicos na educação em tempo integral (MARTINS, 2018). Esses temas deram suporte para pesquisa, bem como para analise dos dados afim de evidenciar a evolução da Revolução Industrial bem como sua influencia na educação e consequentemente na formação daqueles que ocuparão o vagas no mercado de trabalho.
Trata-se de pesquisa qualitativa com aspecto quantitativo e busca a comparação dos custos entre o ensino médio tradicional e o integral a partir de um estudo de caso de um projeto implantado no município de Espigão D'Oeste na Escola Estadual Ensino Médio Tempo Integral 7 de Setembro. Quanto aos objetivos é uma exploratória e descritiva, realizada no ano de 2018 e teve como procedimento: a pesquisa bibliográfica, Estudo de caso com pesquisa documental e entrevista a 23 indivíduos entre, professores e gestores vinculados à instituição pesquisada.
Este estudo avaliou os anos de 2014 até 2016, na modalidade de ensino médio regular, de 2017 a 2018 na metodologia da Escola da Escolha para ensino médio integral. Os dados sugerem que a implantação do ensino integral apresenta elevação no numero de aprovação dos alunos; ao comparar o índice de aprovação do ano de 2016 com ano de 2017, teve um aumento de 18,55%, saltando de 58,97% para 77,52 e de 2017 para 2018 foi de 2,48%, com isso, é possivel fazer um comparativo para avaliar os custos escolares e de qual forma pode-se melhorar o ensino.
Apesar das dificuldades enfrentadas no início pelos professores e alunos em relação à nova metodologia de ensino, as perspectivas futuras do programa são boas, devido aos benefícios apresentados até o momento, prevendo a permanência do ensino integral e replicabilidade em outras escolas, e que se torne uma política pública, visto que, o diferencial do modelo, considerando que os princípios educativos e os eixos formativos do modelo, que trazem o estudante e seu Projeto de Vida, visam oferecer uma formação de primazia, conforme as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho do século XXI.
COSTA, C. Indústria 4.0: O Futuro da Indústria Nacional. São Paulo: IFSP, 2017. FUHR, R. C. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. V Congresso nacional de Educação - CONEDU, 2018. Disponível:. Acesso em: 19.SET.2019. MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: atlas, 2018.