Resumo

Título do Artigo

Gestão: Stakeholders Estado da Arte
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - José Roberto de Aquino
Universidade Anhembi Morumbi - Vila Olimpia Responsável pela submissão
2 - Carlos Alberto Alves da Silva
Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO Uniararas - UNIARARAS

Reumo

Stakeholders, que traduzindo para o português é parte interessada. Segundo Freeman em 1984, no livro "Strategic Management: A Stakeholder Approach" e a definição, segundo ele, é que "os stakeholders são elementos essenciais no planejamento estratégico de negócios". Além disso, são eles que afetam ou são afetados em uma Empresa. Outra definição para este termo em inglês é "uma pessoa, grupo ou entidade que possuem interesses nas ações e no desempenho de uma organização".
O problema básico norteador deste estudo foi: De que forma se caracteriza e se constitui o estado da arte da teoria dos stakeholders oriundos de estudos e pesquisas científicas na produção acadêmica e científica nacional? Para tanto como objetivo geral buscou-se compreender o estado da arte da teoria dos stakeholders produzidos no meio acadêmico e científico, e como objetivos complementares identificar e compreender a abrangência e as diversas abordagens do tema, assim como classificar as contribuições em função de suas similaridades e divergências.
A obra Teoria do Stakeholder: O Estado da Arte, de Freeman e outros (2010), na qual os autores fazem um balanço do estado da arte da teoria. O estado da arte é uma referência ao estado atual de conhecimento sobre um determinado tópico que está sendo objeto de análise ou estudo. De início, é preciso dizer que Freeman e outros (2010) mostram que a teoria do stakeholder não é um conjunto único de ideias que segue na mesma direção. Eles apontam que existem diversos caminhos, nos quais cada um apresenta uma definição de stakeholder e uma proposta do que a teoria consiste.
Para elaboração deste estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico na medida em que se propôs a identificar e discorrer sobre a temática em evidência, buscando como base o conteúdo abordado. A estratégia de trabalho possuiu caráter investigativo e foi constituída de etapas que se sucederam na seguinte ordem: a) identificação e levantamento de estudos que versam sobre stakeholders em periódicos científicos, anais de congressos que são indicados no Qualis da Capes, e teses e dissertações que abordam o tema ora em questão; b) a partir do levantamento inicial
Após levantamento realizado de acordo com as diretrizes descritas no capítulo metodologia deste, os artigos e estudos encontrados foram separados por eixos temáticos considerando a similaridade das tratativas, assim como proporcionou uma melhor oportunidade de análise considerando características comuns e divergências.
Conclui-se que a relação entre os Stakeholders é de suma importância, pois as empresas de forma direta ou indireta afetam toda uma sociedade, seja na abertura de postos de trabalho, no aspecto social ou no aspecto econômico gerando renda, desenvolvimento regional das comunidades ao entorno e aumento da arrecadação de impostos para governos locais. De modo geral, no processo cada grupo possui um determinado tipo de interesse e envolvem compensação financeira, satisfação e ética
FREEMAN, R. Edward. Strategic management: a stakeholder approach. Marshfield, Massachusetts: Pitman Publishing, 1984. FREEMAN, R. E.; REED, D. L. Stockholders e stakeholders: a new perspective on Corporate Governance .California Management Review, p. 91, USA, 1983. FREEMAN, R. E.. HARRISON, J. S. et al. Stakeholder Theory - the state of the art. New York: Cambridge, 2010. SOUSA, Almir Ferreira de; ALMEIDA, Ricardo José de. Planejamento e controle financeiro na perspectiva da teoria dos stakeholders. R.Adm., São Paulo, v.38, n.2, p.144-152, abr/mai/jun. 2003.