Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DE CONDUTORES DA SUSTENTABILIDADE NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E CONSUMO SUSTENTÁVEL ENTRE INDIVÍDUOS DA GERAÇÃO Y
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Milena do Valle
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - CEPLAN
2 - Delcio Pereira
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Responsável pela submissão
3 - Fernanda Hansch Beuren
Universidade do Estado de Santa Catarina - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
4 - ALEXANDRE BORGES FAGUNDES
Universidade do Estado de Santa Catarina - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Reumo

O crescimento da população impulsiona o consumo de alimentos e produtos em geral, bem como a produção de resíduos. Esses fatores vêm gerando, cada vez mais, consequências negativas ao meio ambiente, comprometendo o futuro sustentável das nações (Severo et al., 2017). Assim, a adoção da ecoinovação em meio ao processo, conduz as empresas a promover a abertura de novos mercados, a atenuação da poluição e dos impactos ambientais no ciclo de vida dos produtos e/ou em toda sua cadeia produtiva, estabelecendo novas soluções aos consumidores (Reid & Miedzinski, 2008).
O estudo buscou analisar a influência de condutores da sustentabilidade na consciência ambiental e consumo sustentável na perspectiva de indivíduos da Geração Y, habitantes do município de São Bento do Sul. Neste sentido, a pesquisa foi conduzida abrangendo os seguintes objetivos específicos: identificar condutores da sustentabilidade proeminentes entre indivíduos da Geração Y; sinalizar marcadores da consciência ambiental e consumo sustentável entre os indivíduos participantes; e inferir sobre as relações e forças de associação entre os construtos estabelecidos.
Com o propósito do desenvolvimento sustentável, as empresas e os consumidores de diversas gerações podem praticar o consumo consciente (Severo et al, 2017). Na esfera social, o meio ambiente influencia diretamente na qualidade de vida (Arndt et al., 2015), sendo que a disponibilidade dos recursos naturais dialoga de forma direta com o desenvolvimento de inovações. Contudo, Severo et al (2017) relatam que as relações da Produção mais Limpa, Responsabilidade Social, Ecoinovação e Consciência Ambiental das gerações, mais especificamente no Brasil, ainda demandam novas pesquisas.
O estudo foi desenvolvido através de protocolo quantitativo de pesquisa, mediante a aplicação de survey, com coleta on-line, direcionado a indivíduos da Geração Y (nascidos entre 1979 e 1995) no município de São Bento do Sul (SC). O instrumento é constituído por um bloco de identificação dos respondentes, no intuito de auxiliar na etapa de caracterização da amostra, seguindo de afirmativas avaliadas semanticamente. Para mensuração dos construtos foram elaboradas 25 variáveis, avaliadas com escala Likert. Após a obtenção dos dados das respostas, a tabulação foi depurada pelo software SPSS ®.
Os resultados sugerem que a Eco Inovação representou o aspecto mais valorizado pelos entrevistados, indicando que há uma emergência de adaptação das organizações para com o cliente. Corroborando esta indicação descritiva, sob a perspectiva do Consumo Sustentável, o maior nível de concordância entre os participantes da pesquisa foi sob o aspecto da redução de consumo de recursos naturais escassos. Acerca da influência dos condutores da sustentabilidade, os dados sugerem que as organizações que tomam decisões com o intuito de favorecer o meio ambiente influenciam positivamente os consumidores.
Observando as relações entre os construtos estabelecidos no estudo, verificou-se que o Consumo Sustentável tem grande influência da Produção mais Limpa, ou seja, as organizações que tomam decisões com o intuito de favorecer o meio ambiente influenciam positivamente no comportamento do consumidor. Contudo, esse não é um fator de influência direta na preferência de escolha do consumidor, pois em um cenários em que é necessária a conscientização ambiental, melhorias ambientalmente amigáveis nos processos produtivos já deve fazer parte do sistema, e não um diferencial.
Severo, E. A., Guimarães, J. C. F., Dorion, E. C. H., & Girardi, G., (2017). Produção mais limpa, responsabilidade social e ecoinovação como antecedentes da consumo sustentável: a percepção das gerações para um futuro sustentável. Proceedings of International Workshop Advances in Cleaner Production, São Paulo, SP, Brasil. Arndt, A. D., Singhapakdi, A., Tam, v., (2015). Consumers as employees: the impact of social responsibility on quality of work life among Australian engineers. Social Responsibility Journal. 11, 1, 98-108.