Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE UM EMPREENDIMENTO SOLIDÁRIO USANDO A PERSPECTIVA DE MODELOS DE NEGÓCIO PARA A SUSTENTABILIDADE
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Monique Pinto Dantas
Universidade Federal da Paraíba -
2 - Ivan Bolis
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Psicologia Responsável pela submissão
3 - Sandra Naomi Morioka
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Pensar em organizações para além do financeiro é o grande desafio da sustentabilidade corporativa. Nesse contexto, o conceito de economia solidária surge como uma alternativa para viabilizar empreendimentos baseados na cooperação, solidariedade e reciprocidade. Uma das formas para analisar esse tipo de organização é usando a ideia de modelos de negócios para sustentabilidade, evidenciando como a empresa cria, entrega e captura valor.
Estudos que buscam a identificação de negócios de economia solidária como modelo de negócio para a sustentabilidade são ainda incipientes na literatura. Ademais, há a real dificuldade de integração de estudos acadêmicos sobre modelos de negócios com a realidade prática. Assim, objetivo deste artigo é apresentar e classificar características, práticas e princípios de economia solidária como modelo de negócios para a sustentabilidade.
No contexto da sustentabilidade corporativa è possível desenvolver um modelo de negocio (Osterwalder et al., 2005) que è sustentável quando a empresa alcança performance nos três princípios básicos do desenvolvimento sustentável (Bansal, 2005) precisando estar visceralmente incluídos na estrutura do modelo de negócio da empresa (Evans et al., 2017; Morioka et al., 2018a). O conceito de “economia solidária” se caracteriza por três dimensões: econômica (gestão compartilhada), cultural (consumo consciente e cooperação coletiva) e política (Tygel, 2011).
Para este artigo, foram feitas revisões exploratórias da literatura científica sobre os temas de modelos de negócios para a sustentabilidade, economia solidária e estudos de caso. Sucessivamente, o método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso exploratório, com vistas a verificar, em um caso específico, as características de modelo de negócio para a sustentabilidade apontadas na literatura. O caso estudado é da “Ecolanches”, um projeto de economia solidária, em que todas as pessoas que trabalham são de uma comunidade localizada no entorno da UFPB
Por meio da aplicação da Matriz de Troca de Valor Sustentável (MTVS/SVEM) de Morioka et al (2018b), foram identificadas características e princípios de economia solidaria importantes para definição de criação, entrega e captura de valor de um negócio incluído no contexto da economia solidária. Foi assim possível relacionar princípios que podem servir como inspiração de sustentabilidade para ser aplicados em outros empreendimentos de economia solidária, incentivando a evolução de gestão, processos e cultura organizacional para a sustentabilidade (Morioka et al., 2018b).
Este artigo buscou contribuir para o estudo de modelos de negócios para a sustentabilidade ao identificar aspectos de modelos de negócios sustentáveis em empreendimentos de economia solidária. A aplicação da SVEM/MTVS contribuiu para o entendimento de modelos de negócios na prática (Evans et al., 2017; Morioka et al., 2018ab). Por ser o modelo de negócio muitas vezes uma ideia vaga (Osterwalder & Pigneur, 2010), o mapeamento de características e trocas de valores é importante para a discussão e evolução do desenvolvimento da sustentabilidade corporativa.
Bansal, P. (2005). Evolving sustainably: A longitudinal study of corporate sustainable development. Strategic Management Journal, 26(3), 197–218. Morioka, S. N., Bolis, I., & Carvalho, M. M. de. (2018). From an ideal dream towards reality analysis: Proposing Sustainable Value Exchange Matrix (SVEM) from systematic literature review on sustainable business models and face validation. Journal of Cleaner Production, 178, 76–88. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Tucci, C.