Resumo

Título do Artigo

ESFORÇOS DE INOVAÇÃO FACE AOS OBSTÁCULOS INSTITUCIONAIS NA AMÉRICA LATINA: IDENTIFICANDO OS EFEITOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO ACELERADA E DOS GATILHOS RELACIONAIS
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Rony Castro Fernandes de Sousa
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2 - Vitor da Silva Bittencourt
Universidade Nove de Julho Uninove - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Angelica Pigola
Universidade Nove de Julho Uninove - Barra Funda - São Paulo Responsável pela submissão
4 - Priscila Rezende da Costa
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Reumo

A possibilidade de a firma multinacional trazer benefícios para o país de origem depende de uma política articulada do país. As políticas de apoio, como o financiamento à internacionalização, devem ter como contrapartida: a exigência de geração de empregos no mercado doméstico; o aumento das exportações, a transferência de tecnologia via criação de escritórios de engenharia e aumento de gastos em P&D
Apesar das claras evidências da crescente importância das empresas transnacionais na economia mundial, nos países da América Latina a elaboração de políticas públicas de incentivo à internacionalização das empresas de capital nacional ainda é muito incipiente. Objetivamos saber em que grau a internacionalização acelerada e os gatilhos relacionais potencializam os esforços à inovação das empresas nos países latino-americanos face à percepção sobre a gravidade dos obstáculos institucionais? E sob os esforços à inovação saber a relação entre os obstáculos institucionais, porte e idade das empresa
Segundo Marin & Bell (2010), Criscuolo & Narula (2007), Cantwell & Piscitello (2007) e Lehrer et al (2011), a competitividade das empresas inovadoras atuantes em países em desenvolvimento é afetada pela internacionalização nas atividades de P&D. Isso ocorre, porque os fatores que determinam a competição de forma globalizada são cada vez mais atingidos por empresas atuantes no exterior. O investimento em P&D é um exemplo de recurso que se bem gerenciado amplia as possibilidades de se gerar valor e introduzir novos produtos e serviços no mercado, impulsionando assim os esforços à inovação.
O contexto da pesquisa foi a América Latina e a abordagem foi quantitativa explicativa (Hair et al., 2009; Creswell & Creswell, 2017), de dados secundários. Para isso, foram analisadas 14.064 empresas de 20 países da América Latina sobre questões relativas aos esforços à inovação. A base de dados foi do Enterprise Survey do Banco Mundial no período de 2006 a 2018 dos seguintes países LA: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Em reposta a questão de pesquisa sobre os efeitos da internacionalização acelerada e os gatilhos relacionais nos esforços à inovação das empresas nos países latino-americanos (LA) face à percepção sobre a gravidade dos obstáculos institucionais, damos ênfase a internacionalização acelerada que afetou direta e positivamente os esforços à inovação, logo, a medida que há internacionalização acelerada maior os níveis de esforços à inovação das empresas LA (Oviatt & Mcdougall, 1994; Hemais & Hilal, 2002; Dib, 2008; Machado, 2009; Drnevich & Kriauciunas, 2011).
Foi identificado a existência, do efeito moderador da internacionalização acelerada na relação entre a percepção dos obstáculos institucionais e os esforços de inovação. O mesmo se repete na percepção a respeito da gravidade referente aos obstáculos institucionais que afetou direta e positivamente os esforços atrelados à inovação, logo, existe uma correlação positiva, de quanto maior é a percepção a respeito da gravidade dos obstáculos institucionais, maior é o nível dos esforços à inovação por parte das empresas LA.
ALÉM, Ana Cláudia; CAVALCANTI, Carlos Eduardo de Siqueira. BNDES e o apoio a internacionalização das empresas brasileiras: algumas reflexões. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. [43] -76, dez. 2005. GOEDHUYS, Micheline; SLEUWAEGEN, Leo. High-growth entrepreneurial firms in Africa: a quantile regression approach. Small Business Economics, v. 34, n. 1, p. 31-51, 2010. HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009. MACHADO, Fernanda Nedwed. Estratégias de Internacionalização e seus resultados: um caso sul Rio-Grandense. 2009.