Resumo

Título do Artigo

DISRUPÇÃO: UM PROJETO SOCIAL DE CIÊNCIAS DE DADOS MODELANDO A NOVA GERAÇÃO DE PROFISSIONAIS
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Isabella Maria Costa Conrado
Universidade Anhembi Morumbi - Vila Olímpia Responsável pela submissão
2 - Beatryz Coumantaros Aulicino
Universidade Anhembi Morumbi - Vila Olimpia

Reumo

No Brasil, o setor social apresenta um crescimento expressivo e uma das principais áreas de atuações de projetos e empresas, ligado aos ODS, é educação. Existe pouca atuação em Ciências de Dados e em mais de 3 mil vagas publicadas em 1 ano, apenas 1 de cada 6-8 para estatísticos são preenchidas, resultando em falta de mão de obra. Visto isso, o presente trabalho apresenta um estudo de caso de um projeto social no Brasil, o Data Revolution, que atua de forma disruptiva na formação de cientistas de dados e por meio de análises de cenário e diretrizes de Marketing, traz propostas de intervenção.
Este estudo de caso tem como problema de pesquisa: Como desenvolver um plano de Marketing estratégico para um projeto social focado em Ciências de Dados no Brasil? A fim de explorar esta discussão, foi definido objetivos específicos: - Analisar o âmbito educacional do setor social e entender a importância do projeto Data Revolution, - Avaliar a forma disruptiva do ensino abordado no projeto, - Propor estratégias de Marketing para aumentar o alcance do projeto.
A etapa da fundamentação teórica irá apresentar as principais definições conceituais e significados dos temas que serão abordados ao longo deste artigo sobre o estudo do projeto social Data Revolution. Os temas a serem apresentados detalhadamente dentro deste estudo são: Marketing Social, Disrupção, Capacitação Profissional, Ciência de Dados, Bootcamp e Treinamento e Desenvolvimento. Todas a s definições foram embasadas em estudos e pesquisa sobre o tema e possuem referencial teórico.
O período de realização do trabalho aconteceu em 2019, entre Agosto e Novembro. A estruturação do projeto contou com visitas em intervalos semanais, sendo em uma semana realizadas visitas a campo para obter e explorar informações relevantes para o desenvolvimento das estratégias de Marketing, permitindo captar insights do setor social e de outros setores com benchmark. Nas semanas que não haviam visitas a campo, eram realizados encontros com o professor orientador para um direcionamento do trabalho. Também foram realizadas pesquisas onlines e reuniões com os voluntários do projeto.
Como principais resultados, entende-se que as propostas de intervenção de Marketing apresentadas contribuiram para aumentar o alcance no ambiente virtual e capilaridade do projeto, além de demonstrar terem sido efetivas para o início de um relacionamento com um grande influenciador do meio e propiciarem o surgimento de uma oportunidade de patrocínio pro bono do mesmo.
Com base no estudo dos métodos de ensino disruptivos do setor social no âmbito de Ciências de Dados no Brasil, conclu-se a importância do planejamento e implementação de estratégias de Marketing para impulsionar os negócios de impacto social e tornar a captação de recursos algo contínuo e tangível. Além disso, entende-se também que a disrupção nos modelos tradicionais de ensino é uma prática muito importante e com um grande potencial transformador para ajudar a atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
KOTLER, P. e ROBERTO, E. Marketing Social: Estratégias Para Alterar o Comportamento Público. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. p. 25. MICHAELIS. Disrupção. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/disrup%C3%A7%C3%A3o/. Acesso em: 15 ago. 2020. OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR. Crescimento do Terceiro Setor. 11 abr. 2017. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/media-center/radio/crescimento-terceiro-setor/. Acesso em: 13 ago. 2020. SOARES, C. CONRE-3. Estatística: carreira que não conhece a crise.