Resumo

Título do Artigo

Fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Jonilson Carvalho de Oliveira Júnior
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2 - Alípio Ramos Veiga Neto
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3 - Arthur William Pereira da Silva
Universidade Potiguar - UNP - Universidade Potiguar - UNP Responsável pela submissão
4 - Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte -
5 - Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

Para que as empresas possam corresponder às expectativas dos consumidores, de empresas sustentáveis e engajadas com causas sociais e ambientais, e assim gerar vantagens competitivas, se torna fundamental perceber os fatores do meio ambiente que são levados em consideração pelo consumidor para definir suas compras.
Apesar da literatura sobre comportamento do consumidor e questões ambientais ser vasta, vários pesquisadores apontam a necessidade de avançar especificamente no sentido de melhor identificar os fatores do meio ambiente que influenciam nas decisões de compra (Straughan & Roberts, 1999; Figueroa-García et al., 2018; Semprebon, Mantovani, Demczuk, Maior, & Vilasanti, 2019; Sun et al., 2019). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra na perspectiva dos usuários das redes sociais digitais.
Segundo vários autores (Straughan & Roberts, 1999; Figueroa-García et al., 2018; Semprebon, Mantovani, Demczuk, Maior, & Vilasanti, 2019; Sun et al., 2019), a teoria sobre os fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra ainda carece de estudos complementares que contribuam para uma maior robustez do arcabouço teórico. De forma que, muito embora não se almeje propor uma estrutura teórica conclusiva para explicação do referido comportamento, entende-se que o alcance do objetivo proposto nesta pesquisa, contribuí significativamente para o avanço dessa teoria.
A amostra da pesquisa foi composta por 288 indivíduos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, contendo 26 questões. O método de análise foi a análise descritiva de médias e desvio padrão das variáveis do construto, e a análise fatorial exploratória, ambas desenvolvidas no software SPSS 12.
Os fatores do modelo teórico proposto e avaliado nesta pesquisa, enfatizam que empresas e governos devem dedicar especial atenção a 4 pontos relativos a preocupação com o meio ambiente, nas decisões de compra. A nova forma como os indivíduos vem visualizando sua relação com o meio ambiente, que se aproxima cada vez mais de uma visão integrativa; a preocupação dos consumidores com a gestão do lixo, no âmbito pessoal e organizacional; a manutenção da importância que os indivíduos dão as problemáticas ambientais, em relação a outros fatores; e a necessidade de reforçar os cuidados e ações sociais
Os resultados do estudo contribuem para a formação de uma abordagem teórica mais sólida para se analisar e entender os fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra. Por meio disso, almeja-se proporcionar às empresas um melhor delineamento dos fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra, que em posse de tais informações, poderão desenvolver estratégias mais assertivas no atendimento das demandas desse público, potencializando suas vendas, bem como contribuindo para a consolidação do desenvolvimento sustentável.
Figueroa-García, E. C., García-Machado, J. J., & Yábar, D. (2018). Modeling the Social Factors That Determine Sustainable Consumption Behavior in the Community of Madrid. Sustainability, 10(8), 2811-2827. Semprebon, E., Mantovani, D., Demczuk, R., Maior, C. S., & Vilasanti, V. (2019). Green consumption: a network analysis in marketing. Marketing Intelligence & Planning, 37(1), 18-32. Straughan, R. D., & Roberts, J. A. (1999). Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, 16(6), 558-575.