Resumo

Título do Artigo

Eco-Controle no Desempenho Ambiental e Econômico: Um estudo (da sua interação) em uma Indústria do Setor Têxtil
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Denise Isabel Rizzi
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Responsável pela submissão
2 - Sérgio Murilo Petri
Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade PPGC/CCN/CSE/UFSC
3 - Hans Michael Van Bellen
-
4 - FABRICIA SILVA DA ROSA
Universidade Federal de Santa Catarina -

Reumo

Os gestores têm enfrentado o desafio de melhorar o desempenho ambiental sem comprometer a rentabilidade de longo prazo da organização, bem como os métodos pelos quais traduzam as intenções ambientais estratégicas em ações. Neste contexto, a implementação de instrumentos gerencias, para ajudar o movimento em prol ao desenvolvimento sustentável, estão se tornando cada vez mais importantes. Dentre os mecanismos para enfrentar este desafio tem o eco-controle, o qual refere-se à inclusão de aspectos ambientais nas principais práticas de controle gerencial de uma organização.
Para a literatura, o eco-controle proporciona às empresas vantagens competitivas ao melhorar o desempenho ambiental e econômico. No entanto, encontrar uma maneira de integrar e gerenciar tais questões continua sendo uma grande preocupação para os gestores. Neste contexto, o problema de pesquisa desta pesquisa é: como ocorre a interação do eco-controle no desempenho ambiental e econômico em uma indústria do setor têxtil? E o objetivo geral é compreender como ocorre a interação do eco-controle no desempenho ambiental e econômico em uma indústria do setor têxtil.
O uso do eco-controle possibilita para as organizações a integração de aspectos ambientais em orçamentos, indicadores de desempenho e incentivos que poderão facilitar na definição e na realização de estratégias ambientais e apresentar uma base para conciliar os desafios ambientais e econômicos. Cada pacote do eco-controle tem o potencial de desempenhar diferentes funções, onde combinadas podem promover maiores capacidades ambientais para as organizações. Assim, a ferramenta do eco-controle tornou-se um aliado quando se trata da busca por desempenho ambiental e financeiro das organizações.
A investigação é caracterizada como um estudo de caso. A escolha do caso neste estudo surgiu com base em sua relevância, por fazer uso do eco-controle e por permitir a aplicação deste estudo. A fim de resguardar sua identificação, para este estudo a empresa é denominada de Alfa. O construto da pesquisa teve como objetivo identificar a presença de elementos observáveis e indicar como essas manifestações podem ser capturadas pelas definições constitutivas. Os procedimentos utilizados para coletar os dados foram entrevistas, documentos e observação.
Com a realização do estudo na Empresa Alfa, foi possível diagnosticar que a empresa tem um controle muito avançado dentro da organização, todos os dados geram indicadores, por menor que seja a informação ou impacto provocado, mesmo assim são mensurado e servem para auxiliar na tomada de decisão. Todo esse controle, consequentemente, também é realizado para demais pacotes do eco-controle, tanto da parte do planejamento orçamentário, indicadores ambientais e do sistema de incentivo. Permitindo a identificação da eficiência destas ações no aumento do desempenho ambiental e desempenho econômico.
Conclui-se que a Empresa Alfa adota os pacotes do planejamento orçamentário ambiental, indicadores ambientais e sistemas de incentivos ambientais. No âmbito do desempenho ambiental foi possível verificar o aumento positivo, por meio dos resultados já obtidos das ações implementadas. Com essas atitudes ecologicamente corretas, mensurou-se também o aumento do desempenho econômico. Desta forma, os resultados permitem compreender que a adoção dos pacotes do eco-controle proporciona o aumento do desempenho ambiental e econômico em uma organização, confirmando assim a proposição deste estudo.
Henri, J. F., & Journeault, M. (2010). Eco-control: The influence of management control systems on environmental and economic performance. Accounting, Organizations and Society, 35(1), 63-80. Henri, J. F., & Journeault, M. (2018). Antecedents and Consequences of Eco?Control Deployment: Evidence from Canadian Manufacturing Firms. Accounting Perspectives, 17(2), 253-273. Journeault, M. (2016). The influence of the eco-control package on environmental and economic performance: A natural resource-based approach. Journal of Management Accounting Research, 28(2), 149-178.