Resumo

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ECONOMIA CIRCULAR: CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS NA CIDADE DE SÃO PAULO.
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Autores

Nome
1 - Lara Zaniboni Cardoso
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - Unidade Vila Mariana
2 - Edmir Kuazaqui
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Responsável pela submissão

Reumo

A evolução das empresas está relacionada ao atendimento da sociedade, refletindo no processo produtivo, consumo e descarte, impactando o meio ambiente. A economia circular consiste em ações com o meio-ambiente e bem-estar social. A tecnologia permite que este processo de práticas sustentáveis seja aplicado nas empresas. A pesquisa survey será com foco na tecnologia e contribuição para a economia circular, medindo os conhecimentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS) e suas influências no sentido de implementar as práticas sustentáveis nas empresas na cidade de São Paulo.
Tem-se como problema de pesquisa responder como contribuir para o desenvolvimento da economia circular nas empresas. Como objetivo principal, pretende-se analisar como as empresas e pessoas estão se comportando frente à economia circular, e como objetivos secundários, entender os seus conhecimentos e práticas, bem como a Tecnologia da Informação (TI) pode contribuir para o desenvolvimento e conscientização ambiental.
A economia circular foca no reaproveitamento e otimização de recursos, com a condução de práticas sustentáveis nas empresas, diferentemente da economia linear, que é o descarte após a industrialização e consumo final. Van Buren et al., (2016) afirmam que é o princípio de “pegar-fazer-descartar”, desconsiderando a escassez de recursos e preservação ambiental. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS) democratizaram a discussão sobre o meio ambiente e a economia circular, onde a tecnologia é uma das ferramentas de implementação e desenvolvimento de práticas sustentadas nas empresas.
Método dedutivo e ao universo e à amostra, a referência foi a cidade de São Paulo, onde a coleta de dados foi realizada por meio de um formulário de pesquisa (survey), utilizando a amostragem por conveniência (VERGARA, 2010, p. 47), em razão de dificuldades no acesso a entrevistas diretas, derivadas do distanciamento social. Foram respondidos 183 questionários. A construção do questionário envolveu pré-teste que confirmou o entendimento do instrumento de pesquisa. Foi aplicado junto a estudantes de cursos de graduação em Sistemas de Informação e público em geral.
A economia circular permeia o consumo consciente, que está diretamente relacionado ao nível de conhecimentos e principalmente consciência das consequências ambientais, sociais e como os consumidores decidem o que comprar, como e por quais razões. O poder de escolha está relacionado à preocupação em comprar ou não produtos que não atendem às especificações necessárias para o respeito ao meio ambiente. Por outro lado, temos as empresas que para manterem a sua posição competitiva, devem se adequar aos critérios e normas ambientais. E a tecnologia é um dos suportes para facilitar esse processo.
A pesquisa foi dividida em futuros empresários, os que já possuem empresas e quem não pretende abrir e são consumidores. A maioria dos futuros e atuais empreendedores desconhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e economia circular, mas conhecem o que é consumo consciente. Todos entendem ser fundamental a tecnologia na sustentabilidade, porém desconhecem as ferramentas que tornem as empresas mais sustentáveis. Os consumidores dão preferência para a compra de produtos de empresas sustentáveis e/ou engajada em alguma causa social.
BLOMSMA, F. Collective action recipes in a circular economy – On waste and resource management frameorks and their role in collective change. Journal of Cleaner production, v. 1999, p. 969-982, 2018. JESUS, A. de; MENDONÇA, S. Lost in transition? Drivers and barriers in the Eco-innovation road the circular economy. Ecological Economics, v. 145, n. September 2017, p. 75-89. VAN BUREN, N; DEMMERS, M; VAN DER DEIJDEN, T; ITLOX, F. Towards a circular economy: The role of Dutch logistics industries and governments. Sustainability (Switzerland), v.8, n.7, p. 1-17, 2016.