Resumo

Título do Artigo

A CIRCULARIDADE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS COMO RESPOSTA POSITIVA AO IMPACTO AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÔMICO CAUSADO PELO NOVO CORONAVÍRUS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Alexandre Augusto Karl
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Responsável pela submissão
2 - Paulo Vitor dos Santos Gonçalves
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP
3 - RAFAELA FRANCISCA MOREIRA BARBOSA
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
4 - Lucila Maria de Souza Campos
Universidade Federal de Santa Catarina -

Reumo

Desde a primeira detecção ocorrida em Wuhan, na China, em dezembro de 2019 (CDC, 2020), a difusão da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), nomeada como COVID-19 (Doença do Coronavírus 2019), causado pelo SARS-CoV-2019, cresceu rapidamente, atingindo um patamar epidêmico, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020 (OMS, 2020). Em Wuhan, o epicentro do vírus na China, registrou-se um crescimento excessivo de resíduos hospitalares, com aumento de até 200 toneladas em março.
Com a estimativa de aumento na quantidade de resíduos emerge-se um rearranjo no sistema em busca de medidas pautadas na circularidade dos resíduos, aos quais induzem ao processo de gestão adequado desses materiais e conduzem ao desenvolvimento da sustentabilidade. O presente estudo busca mapear como as medidas pautadas no princípio da economia circular podem contribuir para atenuar a problemática causada pelo aumento da produção de resíduos sólidos domiciliares e de saúde durante a pandemia e seus impactos econômicos, ambientais e sociais.
A doença causada pelo novo coronavírus, ou COVID-19, é a mais explícita amostra de que, em nossa biosfera, há um desenvolvimento social insustentável. Pode-se citar os diferentes grupos de pessoas, os quais o vírus não discrimina, ultrapassando limites étnicos e físicos até então criados pelo homem, a fim de estabelecer barreiras setoriais. Além disso, o impacto do novo vírus está presente em todas as dimensões da sustentabilidade – social, econômica e ambiental – apresentando variações no modo em que os indivíduos convivem.
Como primeiro passo, determinou-se a extração dos artigos sobre o tema de interesse: Economia Circular. Para isso, realizou-se a pesquisa nas bases de dados Scopus e Web of Science, por possuírem mais de 69 milhões de documentos indexados. A seguir, criaram-se strings de pesquisa. Todos os artigos selecionados foram estudados minuciosamente e revelaram clusters de pesquisa, os quais sustentam cada um dos temas codificados durante a análise dos textos completos. Seguindo um processo iterativo de codificação temática, pode-se verificar que os estudos em cada agrupamento contribuem para o tema.
Realizou-se uma análise dos 15 artigos selecionados para mapear o que está sendo produzido na literatura com relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos e de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Portanto, cada string de pesquisa visou estruturar uma relação do cenário adverso causado pela crise sanitária do COVID-19 com soluções ou medidas pautadas na perspectiva da economia circular e da sustentabilidade, principalmente com relação aos resíduos sólidos, visto que estes últimos foram identificados como uma problemática pertinente no mundo como um todo durante a pandemia.
Este estudo buscou mapear medidas pautadas no princípio da economia circular como fator utilizado para atenuar a problemática do gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares e de saúde no cenário atual de coronavírus. Com isso, os autores consideraram a economia circular como balizadora que regem os princípios da sustentabilidade e que pode ser direcionada para o entendimento de ações necessárias durante a crise atual. Pelo exposto, a pesquisa tem relevante contribuição, reforçando as discussões associadas a gestão de resíduos e economia circular.
CDC. Centers of Disease Control and Prevention. Coronavirus Disease 2019. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/cases-updates/cases-in-us.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fcoronavirus%2F2019-ncov%2Fcases-updates%2Fsummary.html. Acesso em: 24 ago. 2020. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavirus disease (COVID-19): situation report - 200. Situation Report – 200. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200807-covid-19-sitrep-200.pdf?sfvrsn=2799bc0f_2. Acesso em: 08 ago. 2020