Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM SALÃO DE BELEZA EM TANGARÁ DA SERRA – MT
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Ana Paula Vieira Lourenço
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat - Campus de Tangará da Serra/ Administração
2 - Lierge Luppi
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat - Tangará da Serra Responsável pela submissão
3 - Paula Maines da Silva
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Educação a Distância

Reumo

Com o crescimento do setor da beleza, surgiram vários salões de beleza aumentando o consumo das pessoas por este serviço e por consequência aumentou a geração dos resíduos sólidos, que de acordo com a Lei nº 12.305/10 que determina uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), são classificados quanto origem e quanto a periculosidade, sendo um estudo importante para mostrar a realidade e importância da separação e destino final correto dos resíduos sólidos.
Este estudo objetivou identificar os resíduos sólidos gerados em um salão de beleza de Tangará da Serra/ MT. Além disso, buscou-se a) Classificar os resíduos sólidos gerados no salão de beleza conforme a resolução nº 306/04 ANVISA e 358/05 da CONAMA; b) descrever a maneira que os salões de beleza realizam o descarte dos resíduos sólidos atualmente; c) Relatar os principais impactos causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos provenientes de salões de beleza.
Os resíduos sólidos podem ser definidos como qualquer tipo de resíduo que se encontra em seu estado sólido ou semissólido, em decorrência de serviços de natureza industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, serviços e de variação. Os resíduos sólidos podem ser identificados por meio de sua composição e grau de periculosidade trazendo ameaça a saúde pública e perigo ao meio ambiente (ABNT, 2004).
Foi realizado um estudo de caso único, em um salão de beleza localizado no município de Tangará da Serra/ MT. Para obter o resultado foi realizada coleta dos resíduos sólidos gerados durante duas semanas e feita a separação em quatro grupos, conforme o trabalho de Chiaramonte (2016): Grupo 1 (cabelo em geral), Grupo 2 (unha em geral), Grupo 3 (estética em geral) e Grupo 4 (serviços gerais). Com uma balança de precisão foi feita a pesagem dos resíduos separadamente e a análise aconteceu com a utilização do Software Microsoft Excel.
No salão de beleza são gerados resíduos como sacola plástica, caixa de papelão, papel alumínio, vidro de esmalte, embalagens de plástico, copo descartável, plástico, lixa, cabelo, papel, lamina entre outros tipos. A média é de 16,04g de resíduos sólidos produzidos por pessoa por dia no salão durante a semana, além disso, esses resíduos sólidos gerados foram classificados nos grupos de resíduos biológicos, químicos, domiciliares e perifucortantes e escarificantes. Entretanto o proprietário salão de beleza expôs que não possui conhecimento de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
A maioria dos resíduos sólidos produzidos pelo salão de beleza foi classificada na classe I - perigosos conforme a ABNT NR 10004/2004 e identificado no grupo B - resíduos químicos pelas resoluções, apresentados no quadro 06. Em relação a maneira que o salão de beleza realiza o descarte dos resíduos sólidos verificou-se que toda a produção tanto da primeira semana 3.635g, quanto da segunda semana 3.872,43g, foram coletados e armazenados em um único recipiente e transportados para o armazenamento externo, para assim serem coletado pela coleta municipal.
CHIARAMONTE, Rossana Coelho. Proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em um salão de beleza da cidade de São Leopoldo/RS. Porto Alegre/RS: 2016. Disponível em: http://www.institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/108/94. Acesso: 15 abr. 2019 SOARES, Vânia Darlene Martins. Plano de gestão de resíduos sólidos em um salão de beleza- ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS – Campus Porto Alegre, 2016. Disponível: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/1484. Acesso em: 15 abr. 2019.