Resumo

Título do Artigo

Práticas Gerenciais Sustentáveis: estudo de caso na Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi/COGIC-FIOCRUZ
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Ariana de Avila dos Santos Dantas
Faculdades Reunidas da Asce Frasce - Higienópolis
2 - MURILO DE ALENCAR SOUZA OLIVEIRA
- UNIVALI Responsável pela submissão

Reumo

Nas últimas décadas o termo Desenvolvimento Sustentável tem tido um incremento de sua importância em face de diversos fatores: mudanças climáticas, êxodos migratórios, poluição, desmatamento, conscientização dos fenômenos interativos entre natureza, economia e sociedade. Cresce também a preocupação sobre como as organizações podem/devem contribuir com ações e práticas voltadas à redução dos impactos negativos de suas atuações para a sustentabilidade.
A problemática deste estudo reside em como a adoção de práticas sustentáveis pode impactar as organizações. O objetivo geral foi discorrer sobre impactos e benefícios da adoção de práticas sustentáveis pela Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi/COGIC-FIOCRUZ, reconhecida e premiada no âmbito da sustentabilidade. Os objetivos específicos foram: demonstrar as práticas sustentáveis adotadas pela COGIC; identificar os benefícios gerados pelas práticas de sustentabilidade implantadas pela COGIC; estudar a influência das práticas sustentáveis implantadas pela percepção de seus integrantes.
A sustentabilidade dependerá da capacidade da humanidade se submeter aos preceitos da prudência ecológica e de se fazer boa utilização da natureza, assim poderá ser alcançado o desenvolvimento sustentável "socialmente includente, ambientalmente sustentável e economicamente sustentado no tempo" (VEIGA, 2008). A orientação com vistas às práticas ecoeficientes direcionam as organizações a obter vantagem competitiva baseada em 3 principais pilares: redução no consumo de recursos naturais; diminuição no impacto no meio ambiente; aumento da produtividade ou no agregado do prod./serv. (SALGADO, 2004)
O trabalho teve abordagem metodológica qualitativa, descritiva, com emprego das técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, observação direta, aplicação de questionários e entrevista estruturada em meio eletrônico, voltados a apresentação da realidade e aquisição de conhecimentos sobre a implantação de práticas sustentáveis em uma organização pública. O método principal utilizado foi o estudo de caso único com foco no Departamento de Gestão Ambiental/DGA/COGIC-FIOCRUZ, com emprego de análise do conteúdo documental, da entrevista e tabulação dos questionários recebidos.
A criação do DGA gerou a implantação de práticas sustentáveis pela COGIC: instalação de postos e Ecopontos de coleta seletiva para doação dos resíduos recicláveis descartados à associações/cooperativas de catadores; estímulos à redução do consumo energético, papel, copos plásticos e água; efetivação de Compostagem; atividades educacionais, treinamentos e visitas monitoradas; adesão ao Programa A3P. Destaca-se a importância de ter na sua missão e política a proteção ambiental, preservação da poluição e redução dos impactos ambientais baseadas nas políticas de sustentabilidade
O estudo permitiu identificar diversas melhorias institucionais derivadas da adoção de práticas sustentáveis implantadas pela COGIC e atendem de forma eficiente e eficaz seus objetivos. A análise permitiu compreender que as práticas relativas as 'Campanhas de redução de uso/consumo' geram mais benefícios e impactos, do que as relativas ao 'Incentivo/coleta seletiva de materiais para reciclagem' e 'Circuito/Educação Ambiental', segundo os respondentes. A adoção das práticas sustentáveis pode impactar as organizações, sendo necessário mais interesse dos integrantes nos projetos educacionais.
BARATA, M. L.; KLIGERMAN, D. C.; MINAYO-GOMES, C. A Gestão ambiental no setor público: uma questão de relevância social e econômica. Ciência e Saúde Coletiva, RJ, n.12, 2007 SALGADO, V. G. Proposta de indicadores de ecoeficiência para o transporte de gás natural. 2004. Dissertação Mestrado em Ciências do Planejamento Energético/UFRJ VOGELMANN JUNIOR, J. C. Roteiro Prático de Ações Sustentáveis na Administração Pública. Porto Alegre: ESAF, 2014 VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. RJ: Garamond, 2008 YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos, Bookman, 2015