Resumo

Título do Artigo

COMPREENDENDO O CONSUMIDOR DA ECONOMIA CIRCULAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Aline Souza Magalhães
Universidade Federal de Ouro Preto - João Monlevade Responsável pela submissão
2 - Lucinéia de Oliveira Tavares Chiste
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3 - Maria Tereza Arantes
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4 - Isabela Carvalho de Morais
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5 - André Luís Silva
Universidade Federal de Ouro Preto - Program de Pós Graduação em Engenharia de Produção

Reumo

A preocupação com o desenvolvimento sustentável faz-se cada vez mais presente. O aumento populacional acelera o consumo de matérias-primas naturais e, por isso, surge como como alternativa a Economia Circular (EC), modelo que busca eliminar o conceito de fim de vida de materiais e maximizar o uso dos produtos pelo maior tempo possível. O consumidor tem papel crucial no sucesso deste modelo, por esta razão, este estudo examinou de que forma a academia vem abordando o comportamento do consumidor na EC por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura.
A falta de aceitação do consumidor é uma das barreiras no desenvolvimento da Economia Circular. Além disso, ainda está em estado embrionário o conhecimento científico no que se refere ao comportamento do consumidor na EC. Por isso, este artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre os trabalhos acerca deste tema por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL) buscando responder a seguinte questão: “Como está constituída a produção científica sobre o papel/comportamento do consumidor/usuário na EC?
O crescimento populacional contribui para o aumento da produção e consumo no mundo. Estima-se que a população continuará crescendo, até o ano de 2100, chegando ao marco de 10,9 bilhões de habitantes (UNITED NATIONS, 2019). Por tudo isso, pesquisadores, empresários e governos buscam por soluções sustentáveis para o desenvolvimento. Como alternativa, surge a EC, em que o consumidor é um dos pilares fundamentais para seu sucesso. Segundo Camacho-Otero; Boks e Pettersen (2018), pesquisas recentes apresentam o fator cultural e falta de aceitação do consumidor como barreiras nesta alternativa.
Foi realizada uma busca por artigos na base de dados Scopus compreendida entre janeiro de 2015 e junho de 2021 utilizando os termos e operadores booleanos: “circular economy” and (“consum* behav*" or “consum* role” or “user behav*” or “user role”). Os artigos foram selecionados segundo critérios de inclusão e exclusão, e, em seguida, classificados segundo (i) ano de publicação; (ii) contexto nacional de aplicação da pesquisa; (iii) classificação econômica do país; (iv) continente de pesquisa; (v) métodos de pesquisa; (vi) setor de análise da pesquisa, e; (vii) atividade solução da EC.
A maioria dos trabalhos encontrados estavam em contextos europeus e voltados para populações jovens. A metodologia mais utilizada foi a pesquisa tipo survey. Os consumidores já se mostram conscientes no tocante às mudanças climáticas, contudo, ainda não apresentam atitudes circulares na prática. O setor de maior interesse foi o de eletroeletrônicos e a atividade mais encontrada foi a de reparo, excluindo as abordagens de forma generalizada. A falta de infraestrutura e conhecimento foram citadas em diversos trabalhos como barreiras para os consumidores aderirem à EC.
A construção de designs atrativos, políticas público-privadas, incentivos financeiros, informações claras, conscientização através de rotulagem, campanhas de marketing, facilidade de acesso ao reparo com preço justo, acessibilidade a postos de coleta para entrega produtos obsoletos e garantia de bons produtos remanufaturados ou recondicionados são requisitos para incentivar o consumidor a transformar o seu modo de consumo. Diferentes abordagens culturais, principalmente em países emergentes, são cruciais para o sucesso da EC. Também é necessário entender o perfil de gerações anteriores.
UNITED NATIONS (New York) (org.). World Economic Situation Prospects. 2020. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/dpad/wp-content/uploads/sites/45/WESP2020_Annex.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021 CAMACHO-OTERO, J.; BOKS, C.; PETTERSEN, I. N. Consumption in the circular economy: A literature review. Sustainability (Switzerland), [s. l.], v. 10, n. 8, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su10082758