Resumo

Título do Artigo

Hotel Canto do Chafariz
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Helga Silva Espigão
- Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - Curso de Turismo
2 - Maraísa da Silva Soares Costa
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Responsável pela submissão
3 - Gislene Cordeiro da Silva Diniz
-
4 - Ramon Silva Leite
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Administração

Reumo

Trata-se de um caso verídico que contempla a história de Márcia queabriu seu próprio empreendimento hoteleiro em agosto de 2019 e em março de 2020 a pandemia causada pelo COVID-19 (Ministério da Saúde, 2020) fez Márcia ter novos desafios. Qual foi o papel e a atuação de Márcia como gestora e proprietária no Hotel Canto do Chafariz nesse cenário de início de pandemia? O que a experiência de Márcia pode ensinar sobre processo de criação de um hotel? Quais foram as dificuldades que ela enfrentou para criar seu hotel?
O que a experiência de Márcia pode ensinar sobre processo de criação de um hotel?
O processo de criação de um empreendimento foi baseado no estudo realizado por Borges, Filion e Simard (2013) que tinha como objetivo relacionar o tempo e as dificuldades no processo de criação de empresa.
Caso de Ensino.
O caso de ensino promove o desenvolvimento das competências: (a) capacidade de análise das etapas de processo de criação de um empreendimento hoteleiro independente; (b) capacidade de identificação dos desafios organizacionais na implantação de um hotel independente; (c) capacidade de solucionar problemas; d) capacidade pensar estrategicamente em contextos contingentes como o acometimento da pandemia pelo COVID-19. Também, incentiva a discussão entre teoria e prática tendo a história de Márcia como subsídio para as reflexões.
O processo de criação do Hotel Canto do Chafariz exemplifica o estudo realizado por Borges, Filion e Simard (2013) no contexto da pandemia pelo COVID-19.
Borges, C; Filion, L. J.; & Simard, G. (2013). Criação de empresas: um processo mais rápido e fácil resulta em empresas de melhor desempenho? Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 196-207, abr. 2013. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p196.