Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE CUSTOS ORGANIZACIONAIS: uma revisão integrativa
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Franchesco Fornazieri Domingues
-
2 - Jaqueline Dos Santos Ferrarezi
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - Universidade Estadual de Londrina- Centro de Estudos Sociais Aplicados Responsável pela submissão

Reumo

Não é de hoje que questões ambientais estão compondo pauta de discussões e corporificando caminhos estratégicos dentro das organizações. Uma das estratégias que tem ganhado destaque, neste contexto, tanto no meio acadêmico, quanto no dia a dia organizacional é a Logística Reversa. Por conseguinte, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa no campo da logística reversa, a fim de analisar, essencialmente, suas implicações na gestão de custos, entendendo-a como um instrumento que abarca perspectivas econômicas, sociais e ambientais.
A fim de melhor compreender essas perspectivas frente à implementação de tais processos logísticos, a problemática norteadora deste trabalho é: Quais as implicações da logística reversa para as organizações, em especial, no que tange a redução de custos ou otimização de receitas? Assim, enquanto objetivo geral, buscou-se explicitar as implicações da logística reversa no âmbito organizacional, principalmente no que diz respeito aos aspectos associados à gestão de custos – abarcando a redução de custos ou otimização de receitas – verificando também pressupostos inerentes ao uso dessa logística.
Percebe-se que há realmente uma tendência à descartabilidade de bens, como consequência da grande quantidade e variedade de produtos fabricados, há quantidades maiores de produtos, ainda sem uso ou já consumidos, que retornam de alguma forma ao ciclo produtivo ou de negócios. Nesse sentido, os produtos obsoletos, com defeitos ou dentro da garantia, com validade vencida ou excesso de estoque não consumidos, também voltam ao ciclo de negócios na busca pela recuperação de valor de alguma natureza. É nesse cenário que a logística reversa vem ganhando espaço.
O presente estudo é descritivo, de caráter qualitativo e configura uma revisão integrativa. Escolheu-se esse método visto que o mesmo busca uma maior aproximação com o tema pesquisado, de forma que seja possível conhecer a sua evolução nos últimos anos e, com isso, visualizar possíveis oportunidades de pesquisa, análises críticas indicando tendências, recorrências e lacunas. A partir dos critérios metodológicos, foram analisados 15 artigos, publicados período de 2011 a 2018, nas Bases Emerald e Web of Science, por intermédio do Portal de Periódicos CAPES.
Como principais resultados alcançados e respondendo o objetivo geral e específicos desta pesquisa, pode-se destacar a resistência por parte dos gestores na implementação da logística reversa, a dificuldade encontrada pelas empresas de pequeno porte, o diagnóstico e o estudo do ciclo de vida do produto como meios de avaliação, além das oportunidades de empregos, vantagens competitivas, satisfação maior dos clientes, melhoria da imagem no mercado e novas fontes de lucros ou redução de custos com o reaproveitamento e a reciclagem.
O cenário empresarial vem mudando, isso é fato, e as empresas devem acompanhar essa evolução. Com o advento da globalização passou-se a exigir processos logísticos compatíveis com esse ambiente de maior complexidade operacional e de acirrada concorrência, ser uma empresa de destaque na produção, no marketing ou nos recursos humanos passou a não ser suficiente. A atividade econômica não deve guiar-se somente pela lógica de resultados, mas também pela relevância que adquire na sociedade como um todo.
BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos .2. São Paulo: Saraiva, 2007. CAMPOS, Alexandre de; GOULART, Verci Douglas Garcia. Logística Reversa Integrada, Sao Paulo: Saraiva, 2017. E LKINGTON, J Cannibals with Forks The Triple Bottom Line of 21st C entury, Business United Kingdom: Capstone Publishing Limited. 1997. FILHO RAZZOLINI, Edelvino; BERTÉ, Rodrigo. O reverso da logística e as questões ambientais no Brasil . Curitiba: Intersaberes, 2013 IZIDORO, Cleyton (org.). Logística Reversa . São Paulo: Pearson Education do Brasil,