Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE DO MODELO DISCURSIVO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DO RELATO INTEGRADO
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Jaqueline Dos Santos Ferrarezi
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - Universidade Estadual de Londrina- Centro de Estudos Sociais Aplicados Responsável pela submissão
2 - LUCIANO GOMES DOS REIS
Universidade de São Paulo - USP - FEA

Reumo

No contexto das divulgações voluntárias e de caráter socioambiental, com o objetivo de potencializar a capacidade de comunicação organizacional a partir da integração de informações, transformações se expressam frente à estrutura e particularidades dos modelos de relatórios. Sendo assim, tem-se o Relato Integrado (RI) com suas especificidades que o diferencia dos relatos tradicionais. A concepção dessa nova proposta de relatório corporativo – o RI – pode implicar à instituição de novos comportamentos e práticas de gestão.
No contexto da adoção deste formato de relatório o qual sugere modificações nos processos de gestão, aqui expressa-se então uma interconexão entre prática e discurso e, sendo assim, o presente trabalho – o qual consiste em um recorte de um estudo maior acerca do processo de institucionalização do Relato Integrado (RI) – concentra-se na análise do modelo discursivo de institucionalização proposto pelos autores Phillips, Lawrence e Hardy (2004), a fim de testar suas hipóteses e mais bem compreender o processo de implementação do RI e suas influências na prática organizacional.
Considerando então a abrangência dos temas centrais que ancoram esta pesquisa – RI e Teoria Institucional – este tópico tem como objetivo elucidar os pressupostos da Teoria Institucional, em especial, abarcando o Modelo Discursivo de Institucionalização e as particularidades do RI. Phillips, Lawrence e Hardy (2004) argumentam que os processos subjacentes de institucionalização podem ser compreendidos a partir da análise do discurso, através de um modelo discursivo de institucionalização o qual abarca as relações existentes entre os textos, os discursos e as ações organizacionais.
Dentro do campo da pesquisa qualitativa, aqui, utiliza-se como estratégia de estudo o estudo de caso – aqui, estudo de caso único. Considerando este estudo como um recorte de um estudo mais amplo o qual contou com a realização de entrevistas semiestruturadas junto à colaboradores integrantes do Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração e divulgação do RI, associado à análise dos três primeiros relatórios integrados divulgados pela organização após a implementação do novo formato de relato, esta pesquisa concentrou na aplicação do modelo discursivo a partir da análise de três proposições.
Dispondo dos constructos de Phillips, Lawrence e Hardy (2004), evidencia-se a relação existente e, de certo modo, interdependente, entre o discurso e a ação social por intermédio da construção e difusão de textos. Ao utilizar esta perspectiva discursiva, as instituições passam a ser consideradas como constituídas, em especial, pela expressão de seus discursos. Parte-se do entendimento que o processo de institucionalização ocorre não somente respaldado nas ações organizacionais, mas também por meio da produção e propagação de conteúdos escritos os quais podem também nortear as ações.
Utilizou-se então do modelo discursivo de institucionalização proposto pelos autores a fim de inserir o discurso como uma nova perspectiva de análise frente aos pressupostos da Teoria Institucional. Assim, 3 proposições dentre as 7 elaboradas pelos autores foram analisadas de maneira semelhante a hipóteses no sentido de associá-las ao caso em estudo. Em suma, as proposições encontraram sustentação no caso em estudo, e as informações e resultados discutidos corroboraram com a inferência de um processo ainda em institucionalização.
ADAMS, S.; SIMNETT, Simnett, R. Integrated Reporting: An Opportunity for Australia?s Not for-Profit Sector. Australian Accounting Review, 21(3), 292–301, 2011. BARLEY, S. R.; TOLBERT, P. Institutionalization and structuration: studying the links between the action and the institution. OrganizationStudies, v. 18, n. 1, p. 93-117, 1997. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 35 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. PHILLIPS, N.; LAWRENCE, T.; HARDY, C. Discourse and Institutions. In: Academy of Management Review, Vol. 29, No. 4, 635–652, 2004.