Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PRODESOL NA QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS SOBRALENSES
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ARTHUR BARBOSA CAVALCANTE
Faculdade Luciano Feijão - Faculdade Luciano Feijão
2 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO
- Universidade Vale do Itajai Responsável pela submissão
3 - STENIO DIAS DA SILVA FILHO
Faculdade Luciano Feijão - Sobral
4 - MARIA DO SOCORRO SILVA MESQUITA
- FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
5 - Cellyneude de Souza Fernandes
- Sobral

Reumo

A gestão pública é a denominação utilizada pela Administração para referir-se à área de conhecimento e aos trabalhos que estão diretamente relacionados às organizações que têm como missão o interesse público ou que afete o mesmo. Assim como em uma organização privada, a gestão pública abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, dentre outros setores.
Diante dos pontos salientados, essa pesquisa definiu a seguinte questão norteadora: Qual a contribuição do programa Prodesol na qualidade de vida dos cidadãos sobralenses na perspectiva do gestor público? Partindo dessa questão, definiu-se como objetivo de estudo a busca de entendimento sobre a contribuição do programa Prodesol na qualidade de vida dos cidadãos na cidade de Sobral.
O conceito de política pública vem se modificando ao longo de sua primeira definição, uma das definições atribuídas a mesma, dá-se por Teixeira (2002), em que segundo o autor, as políticas públicas se caracterizam por uma série de diretrizes e princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para a construção das relações entre poder público e sociedade, ferramenta das mediações entre sociedade e o Estado.
O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com caráter exploratório.O cenário a ser abordado no estudo trata-se do programa desenvolvido pela prefeitura da cidade de Sobral - Ce, o Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral - PRODESOL. A amostra é delimitada aos gestores diretos e indiretos, intrinsicamente ligados a todo processo de implementação do programa, tratando-se de um estudo qualitativo. A pesquisa foi aplicada à gestora ligada diretamente ao desenvolvimento do programa na cidade de Sobral.
Observa-se que o componente avaliado, apresentou atraso devido fator externo SAR-COV-2, causando demora de insumos e equipamentos importantes para delineamento do projeto. Contudo, verificam-se grandes interferências junto aos cidadãos de maneira a gerar de imediato melhoria na qualidade de vida, pois a ampliação do sistema de esgotamento e drenagem, ampliação das redes domiciliares e prediais e a despoluição dos recursos hídricos evita exposição a parasitas, consequentemente, gera uma melhoria na saúde pública.
Ao analisar-se o desenvolvimento do presente trabalho, pode-se observar que o programa introduz e gera contribuições na melhora da qualidade de vida, pois as ações implementadas têm impacto direto no cotidiano dos cidadãos sobralenses. Visto que seu amplo engajamento em diversas áreas como saneamento ambiental, gestão ambiental, estrutura social, fortalecimento institucional, todas as ações ocorrem simultaneamente, causando mudanças em hábitos, mudanças ambientas, mudanças estruturais e restauração e construção da infraestrutura e mobilidade urbana.
BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007. BUARQUE, S. C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável: material para orientação técnica e treinamento de multiplicadores e técnicos em planejamento local e municipal. Brasília: MEPF, INCRA, IICA, 1999. BRITO, R. O; CUNHA, C; SIVERES, L. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral – Ce. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 2, p. 395-410, 2018.