Resumo

Título do Artigo

PRODUTOS DE INFORMAÇÕES E O DESENVOLVIMENTO DA PERSPECTIVA DE CIDADES INTELIGENTES NA CIDADE DE RECIFE/PE
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - STEFANY BARBOSA DE LIMA SANTANA
-
2 - Silvio Luiz de Paula
Universidade Federal de Pernambuco - PROFNIT/UFPE Responsável pela submissão
3 - PABLO RENAN RODRIGUES NOGUEIRA
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
4 - JANANDA DA SILVA PINTO
Universidade de Pernambuco - UPE - FCAP

Reumo

Cidades Inteligentes favorecem uma vida em sociedade com segurança, conforto e bem-estar, e para isso se tornar possível, mecanismos como acompanhamento e análise de dados são necessários para se criar inovações, soluções e ferramentas. Assim, entender o contexto informacional de uma cidade inteligente passa pelo levantamento dos produtos de informações que registram tais informações. Com abordagem qualitativa, foi realizado um estudo na cidade do Recife/PE, com dados coletados por meio de pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas.
O crescimento acelerado das áreas urbanas trouxe inúmeros desafios, um meio que equaliza o avanço estruturado das cidades é a implementação do conceito de cidades inteligentes, buscando desenvolver soluções para problemas estabelecidos e evitando, futuros. A cidade de Recife possui um ecossistema propício para a criação de soluções, estando em desenvolvimento para se tornar uma cidade mais inteligente, assim, este manuscrito tem como objetivo desvelar os produtos de informações que contribuem com o desenvolvimento da perspectiva de cidades inteligentes para a cidade de Recife/PE.
Uma cidade inteligente tem como objetivo o desenvolvimento dos espaços urbanos, promovendo segurança, qualidade de vida, alternativas de atividades de lazer, mobilidade urbana de qualidade, e contato com a natureza (FGV, 2014). A cidade inteligente impulsiona a troca de informações e aumenta as relações entre as pessoas, entre os objetos e entre as pessoas e os objetos. No contexto informacional, Paula e Presser (2020) ressaltam que os produtos de informações se apresentam como recursos que ajudam a entender o contexto, registrando a produção de informação em artefatos diversos.
Para fins da pesquisa, foi realizado um estudo de caso na cidade do Recife/PE, esta pesquisa se classifica com natureza qualitativa, com dados coletados por meio de pesquisa documental, bibliográfica e por meio de seis entrevistas semiestruturadas. Foram recuperados e analisados os produtos de informações que contribuem para o desenvolvimento das ações que direcionam a cidade para se tornar mais inteligente.
Diante das informações recuperadas nos diversos canais, foram identificados cerca de quinze produtos de informações diretamente conectados com a temática das cidades inteligentes, sendo o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade, o projeto Recife Cidadão e o Plano Recife 500 Anos os mais citados entre os entrevistados. Tais artefatos influenciam diretamente as práticas, impulsionando os projetos que tornam a cidade mais inteligente.
Possuindo um ecossistema propício para o desenvolvimento de soluções, pode-se afirmar que a cidade de Recife/PE funciona como um laboratório vivo (living labs) para experimentar intervenções urbanas que não necessariamente são smarts. A cidade está em desenvolvimento para se tornar uma cidade mais inteligente, os produtos de informações identificados contribuem e favorecem com o direcionamento para que os atores envolvidos e as práticas em execução encontrem o espaço adequado para sua efetiva realização, saindo do campo da experimentação para ganhar escala.
DAMERI R.P. Searching for Smart City definition: a comprehensive proposal. International Journal of Computers & Technology, v.11, n.5, p.2544-2551, 2013. FGV PROJETOS. Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana. Cadernos FGV Projetos, Rio de Janeiro, n. 24, 2014. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/publicacao/cadernos- fgv-projetos-no-24-cidades-inteligentes-e-mobilidade-urbana>. Acesso em: 26 de dez. de 2020. PAULA, Sílvio Luiz de, PRESSER, Nadi Helena. Gestão da Informação: Elementos Constituintes para o Contexto Organizacional. Revista Gestão e Organizações. v.05, Edição Especial, 202