Resumo

Título do Artigo

ANTECEDENTES DE CONSUMO SUSTENTÁVEL E INTENÇÃO DE COMPRA: EXPERIMENTO NO CONTEXTO DA ECONOMIA CIRCULAR E ECONOMIA TRADICIONAL
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
- Mestrado Profissional em Administração (MPAdm/UFPE)
2 - Eliana Andréa Severo
Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Ciências Socias Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas Responsável pela submissão
3 - Leander Luiz Klein
Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
4 - Eric Charles Henri Dorion
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Reumo

A preocupação da sociedade com a diminuição dos recursos naturais e com o crescente consumo tem ampliado a importância da reutilização de produtos, a partir de uma cadeia produtiva organizada e focada na mudança do comportamento de consumo, em que os preceitos da Economia Circular é chave para o desenvolvimento sustentável, considerando as demandas do crescimento econômico das organizações e a preservação ambiental, bem como o respeito a responsabilidade social. Nesse sentido, o Consumo Sustentável (CS) é a expressão máxima da atitude social e ambientalmente responsável.
Essa pesquisa pretende investigar: Quais as influências entre os fatores emocionais, de utilidade e ambientais sobre a Consumo Sustentável e Intenção de Compra?; e, Quais as diferenças dos comportamentos de consumo sustentável em contexto de Economia Circular e Economia Tradicional? O estudo tem como objetivo analisar a relação entre os antecedentes (Fatores Hedônicos; Senso de Utilidade; Consciência Ambiental) com o Consumo Sustentável e Intenção de Compra, para avaliar a influência do consumo de Smartphone Remanufaturado e Smartphone Novo.
O Consumo Sustentável (CS) pode ser definido uma perspectiva de consumo equilibrada e adaptativa que congrega diversos itens como: atendimento das necessidades básicas da geração atual sem empobrecer as futuras, prezando pela eficiência do uso de recursos; não geração de danos irreversíveis ao meio ambiente; e equilíbrio entre a responsabilidade ambiental e social (Lim, 2017). Khaleeli e Jawabri (2021), contribuem com a discussão ao afirmar que ocorre uma relação positiva e significativa entre as atitudes dos consumidores em relação a produtos ambientalmente corretos e a Intenção de Compra.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de escopo descritivo, caracterizada como um experimento, possibilitada por meio de uma survey aplicada a 2543 respondentes brasileiros. A Coleta ocorreu por meio de um questionário, com afirmativas em uma Likert de 5 pontos. O questionário foi enviado para dois grupos, com uma descrição de cenários distintos (consumo de Smartphone Novo e Smartphone Remanufaturado). Os dados foram analisados por meio da Análise Multivariada de Dados, com a aplicação da Análise Fatorial e Modelagem de Equações Estruturais.
Os resultados dos testes de hipóteses evidenciam que a relações descritas nas hipóteses H1, H2, H3, H5, H6 e H7 foram comprovadas, destacando que a influência da Consciência Ambiental sobre Consumo Sustentável foi de alta intensidade. Outra constatação importante refere-se que a Intenção de Compra é mais influenciada pelo Senso de Utilidade, ou seja, a utilidade do Smartphone é mais importante do que os Fatores Hedônicos, Consciência Ambiental e Consumo Sustentável. Não foi possível comprovar a influência dos Fatores Hedônicos sobre Consumo Sustentável (H4).
A principal contribuição para a ciência é a disponibilização do framework (Figura 3), o qual pode mensurar as influências de antecedentes da Consumo Sustentável e Intenção de Compra. Nesse estudo ficou evidente que a Consciência Ambiental é a principal influenciadora do Consumo Sustentável, portanto é fundamental que as organizações públicas, bem como as empresas, incentivem práticas de sustentáveis, pois são atitudes ligadas a Consciência Ambiental que podem fazer com que os indivíduos tenham comportamentos mais ambientalmente sustentáveis.
Khaleeli, M., Jawabri, A. 2021. The effect of Consciência Ambiental on consumers’ attitudes and consumers’ intention to purchase environmentally friendly products: Evidence from United Arab Emirates. Management Science Letters, 11(2), 555-560. Lim, W. M. 2017. Inside the Consumo Sustentável theoretical toolbox: Critical concepts for sustainability, consumption, and marketing. Journal of Business Research, 78, 69-80.