Resumo

Título do Artigo

O Papel da Cultura Organizacional na Inovação de Processos Voltados ao Implemento de Sistemas Inteligentes e Manufatura Sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tiago Hennemann Hilario da Silva
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Florianópolis
2 - Lucia Rodrigues Godoi
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Centro
3 - Carla Patricia Finatto
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Unisul
4 - PAULO GUILHERME FUCHS
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - UNISUL
5 - Ivone Junges
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Florianópolis Responsável pela submissão

Reumo

Uma organização preocupada com o meio ambiente é aquela que soma para o perfeito desenvolvimento sustentável. Sendo assim, estas organizações são responsáveis por prover, concomitantemente, benefícios econômicos, sociais e ambientais, conhecidos como os três pilares da sustentabilidade. A Manufatura Sustentável é um conceito que expande a manufatura verde, representando a adição de conceitos de sustentabilidade na cultura da empresa, dando ênfase nos sistemas de manufatura, focando no atingimento do desenvolvimento sustentável da produção industrial (YING; PEE; JIA, 2018).
Para Gomes et al. (2017) uma organização inovadora alcança maior satisfação dos clientes, mantem clientes, atrai novos clientes e cresce no mercado com um modelo de cultura orientado para a inovação e mudança constante. Como a cultura organizacional de inovação de uma empresa desenvolvedora de soluções de energia elétrica, pode favorecer a implementação de sistemas inteligentes de manufatura sustentável? O objetivo é identificar se cultura de inovação, em uma empresa desenvolvedora de soluções de energia elétrica, pode alavancar a adoção de sistemas inteligentes de manufatura sustentável.
A gestão da inovação organizacional não só promove a criação de climas organizacionais favoráveis para a inovação, como também promove um ambiente melhor para a tomada de decisões sobre adoção, implementação e avaliação da inovação (SÁNCHEZ, et al., 2017; MORSCHEL et al., 2013; LIN; HO; LU, 2014). Yan e Li (2020) descrevem que a manufatura inteligente tem atraído atenção intensa devido à ampla aplicação de inteligência artificial e tecnologia da ciência da informação em manufatura industrial.
Estudo de caso único, pesquisa qualitativa com enfoque descritivo, visa analisar a cultura organizacional de inovação em uma organização, que projeta e executa a fabricação de equipamentos elétricos para diversos fins, vendidos para boa parte do mundo. O universo utilizado de 7 profissionais dos níveis gerencial e tático participaram das entrevistas em profundidade. A documentação e a interação com os gestores visaram propiciar uma visão ampla e abrangente sobre os diferentes níveis de processos e os impactos para a sustentabilidade no desenvolvimento e produção do portfólio da empresa.
Construtos do estudo: cultura organizacional, inovação e sistemas inteligentes de manufatura sustentável e análise dos documentos pesquisados: a) A organização foco de estudo: fornece equipamentos e serviços de controle e automação para máquinas síncronas, foi fundada com o objetivo de fornecer maior valor ao cliente por meio da inovação. b) Cultura Organizacional: todos os entrevistados descreveram a cultura organizacional explícita na organização. c) Inovação: aspectos de inovação são percebidos na organização. d) Patamar de Inovação: ambiente propício à inovação.
Como resultado da cultura, a inovação se faz presente no dia a dia dos colaboradores, desde a política da organização, metas do planejamento estratégico, demandas do mercado, grupo matricial para tratar temas de inovação e pela necessidade de subsistência com novos produtos e mercados. Contudo, são raras as técnicas de manufatura inteligente sustentável nas áreas produtivas da organização, visto que estas são consideradas ainda artesanais, devido ao perfil do produto customizado de acordo com as demandas dos clientes (diferencial da organização estudada).
GOMES, G. et. al. Cultura organizacional e inovação: uma perspectiva a partir do modelo de Schein. Revista de Administração da UNIMEP, v. 15, n. 1, p. 51-72, 2017. SÁNCHEZ, A.; et al. Gobernanza del emprendimiento social: especificación de un modelo para el estudio de la innovación local. Nómadas. Critical Journal of Social and Juridical Sciences, v. 51, n. 2, p. 51-73, 2017. YAN, J.; LI, B. Research hotspots and tendency of intelligent manufacturing. Chinese Science Bulletin, v. 65, n. 8, p. 684-694, 2020.