Resumo

Título do Artigo

As Perspectivas e Tendências para o Mercado de Frango Orgânico
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marcos Daniel Boing Schmidt
Universidade do Sul de Santa Catarina - Relações Internacionais
2 - Ivone Junges
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Florianópolis Responsável pela submissão
3 - Ana Regina de Aguiar Dutra
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Reumo

A produção de alimentos é propulsora para o desenvolvimento demográfico, bem como, o seu excedente, viabiliza as relações comerciais, que mobiliza o surgimento de centros urbanos e riquezas. Segundo a ONU (2020), a população mundial em 2024 será superior a 8 bilhões de pessoas e, em 2050, superior a 9,5 bilhões, crescimento de 13,16% de 2012 a 2024 e de 34,90% entre 2012 e 2050. No contexto da segurança alimentar, os consumidores, cada vez mais preocupados com a sua saúde, mostram interesse pelos benefícios de frutas, vegetais e produtos animais produzidos organicamente (PADO, et al., 2019).
A avicultura industrial brasileira se destaca devido a incrementos tecnológicos expressivos impulsionados pela articulação entre os diferentes agentes da cadeia produtiva (EMBRAPA, 2021). A importância do frango orgânico no mercado internacional como produto de qualidade superior, possibilita a entrada nos mercados. Quais são os fatores de atratividade para o incremento do setor produtivo de frango orgânico do Brasil? O objetivo da pesquisa é compreender as perspectivas e as tendências do mercado do frango orgânico em relação aos principais fatores de atratividade e limitações.
O mercado global de orgânicos, liderado pelos EUA, Alemanha, França e China, movimentou volume recorde de US$ 97 bilhões em 2017 (IFOAM, 2019), 83% das famílias norte americanas compram produtos orgânicos, 5% das vendas dos alimentos no varejo (OTA, 2019). O Brasil é líder do mercado de orgânicos da América Latina. A produção de frangos cresce 20% ao ano; apenas 15% da população brasileira consome produtos orgânicos mesmo o país sendo o segundo maior produtor mundial de frangos; exporta para mais de 150 mercados, 4 milhões de toneladas anualmente, das 12 milhões de toneladas produzidas anuais.
Quanto aos objetivos, apresenta abordagem qualitativa, estudou a interpretação e percepção dos sujeitos sobre o segmento de frango orgânico. Quanto aos procedimentos adotados na coleta de dados, com o objetivo do indivíduo ter liberdade para expressar sua opinião sobre a cadeia de frango orgânico brasileira e suas perspectivas para o segmento. Os sujeitos de pesquisa foram pessoas ligadas diretamente a cadeia nacional produtiva ou comercial de frango orgânico, totalizando nove entrevistados. As técnicas utilizadas para análise dos dados foram a análise de conteúdo e a análise documental.
Para E9 existem dificuldades na falta de oferta de soja orgânica. Há fidelização do cliente. Na visão E4, há necessidade de inspeção sanitária no abate de aves e flexibilização no crescimento de pequenas indústrias. Para E7, há necessidade de revisão nas leis de inspeção dos abatedouros em nível nacional não é interesse somente para o mercado interno, mas também para o mercado externo. Há falta de oferta de frango orgânico, mesmo com grande potencial para a produção. Há necessidade de proteção das empresas menores. Nos relatos, há elevados riscos de contaminação de lavouras vizinhas.
O setor do frango caipira apresenta boa estrutura, mas em fase inicial, visto que atende a um nicho específico, que perdeu um pouco de força com a entrada do frango orgânico. A pesquisa identificou os principais fatores para o incremento na produção aviária orgânica nacional, sendo vinculados à questão de preços de produção, o que leva a elevação do preço final do produto, afetando as vendas, pois não é atrativo para muitas famílias. Há entrada de grandes empresas do setor convencional de frango no segmento orgânico, leva a crer que é atrativo.
EMBRAPA. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Embrapa soja. Disponível em: https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1. Acesso Ago 2021. IFOAM (ORGANICS INTERNATIONAL). Produtor de orgânicos. Disponível em: https://ciorganicos.com.br/organicos/. Acesso 20 Out 2020. ONU. UNITED NATIONS. Department of economic and social affairs. The United Nations. 2012. OTA. ORGANIC TRADE ASSOCIATION. Estudo de atitudes e crenças do consumidor. Disponível em: https://ota.com/resources/consumer-attitudes-and-beliefs-study. Acesso 15 Out 2020.