Resumo

Título do Artigo

Robótica e Sustentabilidade Aplicados aos Processos da 4a Revolução Industrial
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sandra Maria Becker Tavares
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) Responsável pela submissão
2 - Ben-Hur Monteiro Barizon
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
3 - Victor Becker Tavares
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica

Reumo

As imagens mudas do documentário E-Waste retratam o Homo Sacer hodierno, engendrado pelo lixo eletrônico que em determinadas regiões de nosso planeta, expõe os valores e comportamentos desumanos decorrentes das desigualdades geopolíticas e econômicas. A questão implícita ao documentário, que instigou os autores a realizarem este estudo qualitativo, de caráter descritivo, emergiu da inquietação de semelhantes fatos se repetirem em solo brasileiro.
O objetivo deste texto é discutir a pesquisa de inovação na área de robótica, que vem sendo idealizada e implementada de maneira desconectada da pesquisa para o posterior descarte dos itens gerados. Tal atitude poderá resultar em impactos ambientais adversos e no comprometimento da proteção de seres vivos que se encontrem em situações vulneráveis de sobrevivência.
O trajeto teórico foi alicerçado nas obras “Ecosofia” de Félix Gattari e “Homo Sacer” de Giorgio Agamben. Foram consultadas fontes primárias e secundárias para argumentações e achados. Para Guattari, não basta que se tenha uma “visão tecnocrática”,baseada nos danos causados pelas indústrias. Afirma que a crise ecológica deverá ser combatida por todos em uma autêntica revolução política, social e cultural. Quanto a Agamben, o Homo Sacer representa os atuais excluídos, vulnerados.
Estudo qualitativo, descritivo alicerçado nas obras já referidas de Guattari e Agamben. Foram consultadas fontes primárias e secundárias para fundamentação das argumentações e achados.
A eticidade dos problemas ambientais e o contexto global foram considerados. Tratou-se que os componentes robóticos sejam vistos como ecoinovações e que a pesquisa de desenvolvimento do produto robótico seja acoplada à pesquisa de descarte. Foram discriminadas particularidades técnicas e recomendações quanto à pesquisa, uso e descarte de componentes eletrônicos no Brasil: avaliar de ciclo de vida do produto; elaborar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Sistema de Logística Reversa; criar e executar Inventário de Resíduos Industriais.
A premissa norteadora da nova ordem na pesquisa acadêmica de robótica na 4ª revolução industrial deverá alinhar a satisfação de criar e confeccionar em se fazer semelhante à satisfação de devolver à natureza, os elementos dela anteriormente retirados. Para isso, além das particularidades técnicas sugeridas quanto à pesquisa, uso e descarte de componentes eletrônicos recomendou-se ainda, a interseção entre conteúdos filosóficos e especializados per si no processo de ensino-aprendizagem, em especial a Ecosofia de Guattari e o Homo Sacer de Agamben.
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. COYLE, S.; MAJIDI, C.; LEDUC, P.; HSIA, K.J. Bio-Inspired Soft Robotics: material selection, actuation, and design. Extreme Mechanics Letters. Elsevier, 2018. Disponível em: Acesso: 10/08/2021. GUATTARI, F. As três ecologias. Tradução Maria Cristina P. Bittencourt. 3ª edição. Campinas/São Paulo: Papirus, 1991. SCHWAB, K. The Fourth Industrial Revolution: what it means, how to respond. World Economic Forum. Foreign Affairs. 2016