Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA DE RESÍDUOS DE DEGRADAÇÃO EM SOLO, DE FILMES PARA EMBALAGENS CONSTITUIDOS DE BIOPOLÍMEROS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Giovanna Moura Silva
Fatec Sorocaba - José Crespo Gonzales - Fatec Sorocaba Responsável pela submissão
2 - Silvia Pierre Irazusta
-

Reumo

Os biopolímeros ou bioplásticos têm a estrutura similar à de plástico extraído de combustível fóssil, entretanto possuem a base biológica ou biodegradável, podendo, também, apresentar as duas características, Materiais de base biológica são total ou parcialmente derivados de fontes renováveis e sua biodegradabilidade depende da sua estrutura química, e, sendo assim, um material de base totalmente biológica não necessariamente é biodegradável. Embora haja benefícios da substituição de produtos fósseis ainda é necessário estudar os seus produtos de degradação (BRITO et al, 2011)
Este trabalho teve o objetivo de avaliar a segurança ambiental no processo de desintegração de filmes laminados com Natureflex e biopolímeros PBS ou PHB/PHBH, por meio de ensaio de fito e citotoxicidade com o bioindicador Allium cepa.
Considerando que o uso de polímeros como embalagens para produtos alimentícios é consolidado, e que a deposição de seus resíduos tem crescidos substancialmente, biopolímeros como alternativa aos plásticos sintéticos também merecem atenção. Estes biopolímeros possuem boa resistência mecânica, e o tempo de degradação é outra vantagem deste tipo de material, pois é mais rápido em comparação com plásticos tradicionais (FECHINI, 2013). O emprego de organismos sensíveis para avaliação da qualidade ambiental ou dos efeitos da poluição ambiental, aplica-se a análise dos possíveis impactos dos produtos
As amostras de biorresíduo após desintegração dos filmes foram solubilizadas, seguindo a norma NBR ABNT 10006:2004. As amostras laminadas foram compostas por resíduos de A1 - PBS (Polibutileno succinato), NatureFlexTM 25NK Matt e NatureFlexTM 20 NKME metalizado; PBS e A2 - NatureFlexTM 25NK Matt, NatureFlexTM 20 NKME metalizado e blenda de PBAT/PHBH. Sementes de A. cepa foram expostas ao concentrado de solo, conforme o protocolo de Marin-Morales (2008), com adaptações. O controle negativo foi água destilada e o positivo foi EMS 4.10-4 M.
Não se observou fitotóxico dos concentrados sobre as sementes de Allium cepa. Os resultados das análises das lâminas mostraram que a Amostra 2 apresentou um índice de MN significativamente maior que o controle negativo e foi, portanto, a única amostra a apresentar efeito mutagênico. Os resultados de IM deste trabalho não mostraram diferenças entre as amostras A1 e A2 e o controle com água destilada.
Os dados apresentados permitem afirmar que os produtos de degradação das amostras laminadas A1 e A2 não apresentam efeito citotóxico nas raízes de sementes de Allium cepa expostas aos concentrados de solo obtido após a desintegração dos biopolímeros. A A2 resultou em efeito mutagênico, provavelmente atribuído a blenda PBAT/PHBH, que é a única diferença dentre as amostras. Apesar disso A1 e A2 tem potencial de utilização de embalagens flexíveis fabricadas a partir desses biopolímeros.
BRITO, G. F. et al. A. Biopolímeros, Polímeros Biodegradáveis e Polímeros Verdes. REMAP, v.6., n.2, p.127-139, 2011. FECHINI, G. J. M. Polímeros Biodegradáveis: Tipos, Mecanismos, Normas e Mercado Mundial. Editora Mackenzie, São Paulo, 2013. LEME, D.M.; MARIN-MORALES, M.A. Chromosome aberration and micronucleus frequencies in Allium cepa cells exposed to petroleum polluted water – a case study. Mutation Research. Genetic Toxicity and Enviromental Mutagenesis, v.650,p.80–86. 2008.