Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE: Uma análise das conferências de desenvolvimento sustentável e meio ambiente da ONU
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Joel Isaac Guimarães Muniz
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão
2 - Diego de Queiroz Machado
- FEAAC

Reumo

Na década de 1960, o movimento ambientalista que apresentava a proposta de promover a proteção do meio ambiente se fortaleceu e a partir da década seguinte seus ideais e visões começaram a ser praticados, uma vez que a preocupação com a visão ambiental passou a ser global, em especial quando a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou a Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano, em 1972, na Suécia. Nesse cenário, dois elementos ganham destaque na discussão ambiental devido aos seus impactos (positivos e negativos) para o meio ambiente: a tecnologia e a inovação.
Na literatura acadêmica é possível identificar estudos que analisaram a inter-relação entre sustentabilidade, tecnologia e inovação. Além disso, pode-se identificar ainda outras pesquisas que fizeram análises acerca de diferentes aspectos relacionados às conferências ambientais. Tendo em vista esses aspectos, estabeleceu-se, desse modo, neste estudo, o objetivo de investigar quais as características da relação entre tecnologia e inovação com a sustentabilidade, conforme os relatórios produzidos nas diversas conferências de desenvolvimento sustentável da ONU.
A discussão teórica se fundamenta em três seções distintas: Sobre sustentabilidade, que tem como foco apresentar as bases teóricas e evolução das discussões em torno dos problemas neste campo; Tecnologia no contexto da sustentabilidade, que objetiva discutir as relações entre o surgimento de novas tecnologias e a problemática sustentável; e Inovação no contexto da sustentabilidade, cujo conteúdo gira em torno dos impactos positivos e negativos das inovações em termos de sustentabilidade.
Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental. Foram selecionados 15 documentos produzidos nas diversas conferências de desenvolvimento sustentável da ONU entre os anos de 1972 e 2015. Tais documentos foram analisado mediante análise de conteúdo de Bardin (1977) e com o auxílio do software de análise qualitativa ATLAS.ti.
Identificou-se um total de 1.650 termos, sendo 171 relacionados à inovação e 1.479 relacionados à tecnologia. Para fins de detalhamento e discussão dos resultados, foram consideradas apenas as dez categorias que têm uma maior ocorrência total, sendo elas: Cooperação e transferência; Soluções ambientais; Pesquisa e desenvolvimento; Tecnologias ambientalmente saudáveis; Biotecnologia; Agricultura; Financiamento e investimento; Tecnologias de informação e comunicação; Limitações à tecnologia; e Melhoria da qualidade de vida.
Os resultados apresentados apontam o conjunto de ideias identificadas na análise das categorias, sendo que se optou por destacar os principais aspectos de cada subseção e como se relacionam com a abordagem teórica. A análise de como tecnologia e inovação estão relacionados à sustentabilidade nos documentos analisados aponta um quadro positivo, em que há uma discussão bastante significativa ao longo dos anos. No entanto, há uma ênfase na descrição de temáticas amplas em que tecnologia e inovação são mencionados com caráter secundário.
ANDRADE, T. Inovação tecnológica e meio ambiente: a construção de novos enfoques. Ambiente. soc., v. 7, n. 1, p. 89-105, 2004. BARBIERI, J. C. et al. Innovation and sustainability: new models and propositions. Rae-Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p. 146-154, 2010. GALEMBECK, F. Inovação para a sustentabilidade. Química Nova, v. 36, n. 10, p. 1600-1604, 2013. SILVA JUNIOR, R. D.; FERREIRA, L. da C. Sustainability in the period of conferences on the , environment and development: an insight into ecology and economics. Ambient. soc., São Paulo, v. 16, n. 1, p. 1-18, Mar. 2013